Rio Grande do Sul realiza oitava edição do Workshop de Tecnologias de Redes

- 16/09/2021

O Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, anuncia a 8ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-RS. Em formato 100% online, o evento acontece entre os dias 21 e 23/9.

Voltado para gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado do Rio Grande do Sul, o WTR deste ano contará com 11 palestras, além de momentos de bate-papo com as Organizações Usuárias e de capacitação, que incluem um minicurso de introdução ao Kubernetes na prática e um Workshop de Privacy by Design. A abertura será realizada pela coordenadora administrativa do PoP-RS/RNP, Jussara Musse.

“Nesta edição, além das questões técnicas, trouxemos para o WTR temas estratégicos, como Educação, com a Profa Liane Tarouco e Saúde com a Reitora Lúcia Pellanda. Outro ponto importante que será tratado com o Gorgonio Araújo e o Luiz Coelho é a nova política da RNP com compartilhamento de custos e os serviços oferecidos. Também queremos promover o debate sobre como construir redes metropolitanas, com o relato de experiência das regiões de Santa Maria, Lajeado e Vale dos Sinos. O período da tarde foi reservado para 4 minicursos oferecidos pelo NIC.br, nosso PoP e pela RNP. Por fim, quero destacar a mesa que faremos com o apoio do Grupo Meninas Exatas que tratará da presença feminina no universo da infraestrutura de TIC, ressalta Jussara.

Entre os temas que serão abordados no evento, estão: Suporte em TIC para o ensino superior, Pandemia, ciência, tecnologia e saúde, Migração da infraestrutura para nuvem, Como o tempo é seu inimigo no tratamento de incidentes de segurança, Mulheres na infraestrutura. Por que são poucas?, Serviços da RNP para um novo ambiente digital, Sistema RNP, entre outros.

Para mais informações e inscrição acesse: https://wtr.rnp.br/pop-rs/