Representantes de redes acadêmicas são nomeados pela Internet Society

Categoria
- 21/09/2017

O ex-coordenador e um dos fundadores do projeto Rede Nacional de Pesquisa, que originou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Tadao Takahashi, e o ex-diretor executivo da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), Florencio Utreras, foram nomeados para o Hall da Fama da Internet, em cerimônia de comemoração dos 25 anos da Internet Society, na última segunda-feira (18/9), no campus da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles.

Ambos foram homenageados na categoria “Conectores Globais”, que reconhece indivíduos que fizeram "contribuições significativas para o crescimento, conectividade e uso da internet em uma escala global ou dentro de uma região específica que resultou em impacto global".

Tadao Takahashi foi o segundo brasileiro escolhido para integrar o grupo. O primeiro foi o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getshcko, em 2014. Takahashi liderou o projeto Rede Nacional de Pesquisa por oito anos, entre 1988 e 1996. A iniciativa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi responsável na época por trazer a internet para o Brasil. Essa foi a primeira rede de internet no país, iniciada há 25 anos para conectar universidades em dez estados e no Distrito Federal.

Tadao também foi coordenador do Programa Sociedade da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, iniciativa responsável pela formulação estratégica de ações para o desenvolvimento de novas aplicações, ampliação de acesso, meios de conectividade, formação de recursos humanos, incentivo à P&D, comércio eletrônico, entre outros, necessários para impulsionar o uso e aplicação das tecnologias de informação no Brasil.

Outra nomeação de destaque para as redes acadêmicas foi a do ex-diretor executivo da RedCLARA, Florencio Utreras. A organização interconecta as redes acadêmicas da América Latina. Considerado um dos precursores da internet na região, Florencio exerceu o cargo de primeiro diretor-executivo da RedCLARA de 1º/1/2005 a 30/6/2017. Entre outras contribuições, o prêmio destacou a liderança de Utreras na conexão do Chile com a rede BITNET em 1987 e na rede acadêmica chilena REUNA, de onde foi diretor-executivo no período de 1995 a 2005.

Ao todo, foram escolhidos este ano 14 novos membros para o Hall da Fama da Internet, entre eles o venezuelano Ermanno Pietrosemoli, que liderou a educação técnica da internet em dezenas de países da América do Sul e da África, e foi fundamental na construção da conexão direta da Universidade de los Andes com o backbone da internet.

O Hall da Fama da Internet é um programa de reconhecimento e um museu virtual que celebra a história viva da internet e os indivíduos cujas extraordinárias contribuições tornaram a internet, sua disponibilidade, uso mundial e natureza transformadora, possível. O Internet Hall of Fame foi lançado pela Internet Society em 2012.

Fonte: RedCLARA, com informações da RNP.