Rede Universitária de Telemedicina inaugura duas novas unidades

No dia 26/6, a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) inaugura duas novas unidades no Distrito Federal: uma no Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e outra no Hospital das Forças Armadas (HFA). Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a RUTE está presente em Universidades, hospitais universitários (HUs) e instituições de ensino em todo o país. Com essas inaugurações, que acontecerão de forma conjunta, o número de unidades da rede sobe para 138.

Segundo Everton Macêdo, diretor da área de ensino e pesquisa do IGESDF, os SIGs serão incluídos na agenda educativa da instituição e o IGESDF promoverá o uso de ferramentas da RNP para disseminar informações em saúde. ‘‘A expectativa é que essa parceria traga técnicas para buscarmos resultados inovadores no desenvolvimento das práticas de saúde e assim, beneficiarmos a sociedade de modo geral’’, comenta.

Já para a coordenadora da RUTE no HFA, Adriana Ribeiro, o acesso à rede possibilitará conferências e reuniões na área da saúde com o objetivo de levar aos profissionais da instituição mais conhecimento e inovação nas práticas do atendimento médico. ‘‘Nossa expectativa é a de possibilitar o intercâmbio de informações técnicas na área de saúde, assistencial e científica, com as principais instituições do país’’, destaca a coordenadora.  

A RUTE abrange mais de 50 grupos de interesse especial (SIGs) em várias especialidades e subespecialidades da saúde com 600 sessões anuais de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas ao público ou aos participantes dos SIGs, caso sejam restritas. As unidades de telessaúde e telemedicina são dotadas de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real, conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.

Lançamento Rute

Data: 26/06 de 2019

Horário: 10h de Brasília

Locais:

  • HFA - Hospital das Forças Armadas
    Auditório Carlos Chagas – 12º andar -  Estrada do Contorno do Bosque, S/N. Cruzeiro Novo, Cruzeiro/DF
  • IGESDF - Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal Local da Inauguração
    Diretoria de Ensino e Pesquisa - SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - D