Rede Universitária de Telemedicina ganha duas novas unidades no Nordeste

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) inaugura mais duas unidades no próximo dia 15/8, às 10h, desta vez nas cidades de Recife (PE) e Maceió (AL). Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Rute está presente em universidades e hospitais universitários (HUs) e de ensino em todo o país, visando o aprimoramento de projetos de telemedicina e de futuros trabalhos institucionais na área.

Em Recife, a nova unidade será no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra. A unidade vai abrigar os programas de Residência Médica, Enfermagem, Farmácia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. A coordenadora da Rute no hospital, Maria Fátima Rodrigues, afirma que a unidade levará melhoria nos atendimentos oferecidos. “A integração com a Rede Universitária de Telemedicina vai proporcionar aos interessados aprimorar seus conhecimentos e levar uma melhoria no atendimento da população do interior de Pernambuco”, comenta a coordenadora.

Já em Maceió, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) vai receber a nova unidade. Para Maria Aurea Caldas, coordenadora da Rute na Uncisal, a inauguração da sala de videoconferência marca um momento de crescimento e de muitas mudanças na universidade. “Estaremos conectados com os grandes centros de saúde e educação do país e do mundo. Isso vai melhorar o trabalho que fazemos, como as melhorias nos atendimentos e nas pesquisas”, comenta Maria Aurea.

Sobre a Rute

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é um projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Atualmente, a rede abrange 150 hospitais universitários e de ensino e, a partir de 15/8, contará com 128 unidades de telemedicina e telessaúde, inauguradas e em plena operação, localizados em todos os estados e no Distrito Federal. São cerca de 50 grupos de interesse especial (SIGs) em várias especialidades e subespecialidades da saúde, em plena operação, com 600 sessões anuais de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas no Intercâmbio de Conteúdo Digital – Rute (ICD-Rute).

A Rute está integrada ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS) e promover a teleassistência; e a tele-educação junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus), facilitando o acesso e o treinamento de profissionais da saúde. As unidades de telessaúde e telemedicina são dotadas de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real, conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.