Rede Universitária de Telemedicina chega à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC) vai fazer parte da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) no Brasil. Com atuação voltada para a Educação em Informática Biomédica, este será o primeiro núcleo da Faculdade de Medicina e o terceiro da UFC, totalizando 10 núcleos Rute no Estado do Ceará e 125 unidades em operação em todo o país. A inauguração será realizada no dia 11/5, a partir das 10h, na Faculdade de Medicina da UFC. Na ocasião, o Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) vai promover a interação e capacitação dos alunos em debates com participantes de outras regiões do país, que serão transmitidos pelo serviço de Conferência Web da RNP.

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que apoia e incentiva a telemedicina em todo o país. Segundo o diretor do Nuteds, Dr. Luiz Roberto de Oliveira, na medida em que docentes são atraídos pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDICs), o que se espera é que a qualidade do ensino melhore. ‘‘A Informática Biomédica possibilita diversas melhorias na qualidade da atenção à saúde. Desde facilitar a inclusão de pessoas nos sistemas de atenção, até a atualização dos profissionais em serviço, sem retirá-los do local de trabalho’’, comenta Oliveira.

A primeira reunião do Grupo Especial de Interesse (SIG, do inglês special interest group) de Educação em Informática Biomédica já foi realizado no último dia 27 de abril. Oliveira explica que a partir das reuniões da telemedicina há ainda outra grande vantagem, porém nem sempre aparente, da racionalização de custos. ‘‘Nós minimizamos o desperdício, tornando alguns processos de atenção mais baratos, atendendo mais usuários e a qualidade tende a melhorar’’, finaliza.