Rede Universitária de Telemedicina inaugura duas novas unidades: Salvador e Campinas

- 03/09/2018

No dia 14/9, às 11h, a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) inaugura duas novas unidades: uma em Salvador/BA e outra em Campinas/SP. Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Rute está presente em Universidades, hospitais universitários (HUs) e instituições de ensino em todo o país. Com essas inaugurações, que acontecerão simultaneamente via videoconferência, o número de unidades da rede sobe para 135.

Em Salvador, o novo núcleo será no Hospital Humberto Castro Lima (HHCL). Para a médica Camila Ribeiro, coordenadora da Rute do HHCL, o acesso à rede possibilitará o aprimoramento de projetos, capacitação das equipes, melhoria no ensino em oftalmologia e na assistência em saúde. “Novos conhecimentos e novas práticas serão agregados, inovando na educação continuada e no atendimento médico. As informações estarão mais práticas e atualizadas aos profissionais e, desta forma, futuramente, conseguiremos vislumbrar novas formas de atuação médica em oftalmologia em prol do cuidado com o paciente”, comenta.

Já em Campinas, será o Centro de Tratamento de Queimaduras da Irmandade de Misericórdia de Campinas (CTQ-IMC) que receberá o polo. Segundo o médico Flávio Nadruz, coordenador da Rute em Campinas, a instituição tem muito o que contribuir para os novos conhecimentos de auxílio médico aos internados por queimaduras. “Integraremos a rede já com o objetivo de contribuir para a melhoria no tratamento de queimaduras. A possibilidade de troca de experiência e informações entre instituições brasileiras e internacionais reforça o compromisso da instituição em contribuir na criação de um modelo de assistência mais efetivo”, destaca o coordenador.

Sobre a Rute

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é um projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes – uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) e do Ministério da Saúde. Tem como maior objetivo a busca na melhoraria da qualidade no atendimento e atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS) e a promoção da teleassistência e tele-educação junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). Dessa forma, facilita o acesso e o treinamento de profissionais da saúde.

A Rute abrange também 50 grupos de interesse especial (SIGs) em várias especialidades e subespecialidades da saúde, em plena operação, com 600 sessões anuais de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas no Intercâmbio de Conteúdo Digital – Rute (ICD-Rute). As unidades de telessaúde e telemedicina são dotadas de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real, conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.

Serviço: Inauguração das unidades Rute

Salvador: Hospital Humberto Castro Lima (HHCL);

Campinas: Centro de Tratamento de Queimaduras da Irmandade de Misericórdia de Campinas (CTQ-IMC);

Data: 14/9;

Horário: 11h.