Rede acadêmica do Paraguai passa a integrar a RedCLARA

Categoria
- 27/06/2016

A rede acadêmica do Paraguai, a Arandu, foi relançada, no dia 20/6, na capital Assunção. A solenidade marcou a entrada do país na Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (CLARA), que opera a RedCLARA, dando acesso à infraestrutura de redes de alto desempenho para educação, pesquisa e inovação da América Latina e também a outras redes em todo o mundo.

Como membro da diretoria de CLARA, o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, participou do evento, fazendo uma apresentação de CLARA e também da RNP,  O evento contou com a presença do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, do ministro da Secretaria Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (Senatics), David Ocampos, de autoridades do Poder Executivo e de pesquisadores.

Na ocasião, o ministro David Ocampos explicou o funcionamento e os benefícios da conexão com a RedCLARA. “Hoje, um pesquisador paraguaio pode se inscrever em qualquer uma das milhares de chamadas abertas mundialmente e fazer  parte de equipes de pesquisa que incluam vários países. Além disso, ao estar conectado à RedCLARA, pode colocar em prática projetos ou protótipos, já que tem acesso a recursos como simuladores, supercomputadores etc.”, festejou.

Para ele, “o fomento da ciência é a chave para plantar soluções de problemas locais, que podem ser resolvidos com o apoio de redes colaborativas geradas em universidades e grupos de pesquisa. Como parte da estratégia do governo de apoiar a formação de líderes que aportem desenvolvimento ao país, a conexão do Paraguai agora permite que uma mente brilhante que esteja na nossa nação possa se potencializar e continuar sua formação, gerando conhecimento e valor agregado”.

Foto: Ministro da Secretaria Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (Senatics), David Ocampos, durante a solenidade.