Rede acadêmica do Chile lançará novos trechos de sua rede de alta velocidade

- 03/05/2021

Nesta terça-feira (4/5), às 12h (horário de Brasília), a rede nacional de pesquisa e educação do Chile, REUNA, lançará oficialmente dois novos trechos de sua rede óptica de alta velocidade, conectando as cidades de Arica e La Serena e Santiago e Valparaíso, em evento virtual.

Participarão da reunião o Ministro da Ciência do Chile, Andrés Couve, os reitores das universidades parceiras de REUNA, e o embaixador da União Européia no Chile, León de la Torre, além de representantes da rede chilena, como sua Diretora Executiva, Paola Arellano, e seu presidente, José Palacios.

A inauguração dos dois novos trechos faz parte do plano de integração do projeto nacional de REUNA com os esforços regionais e internacionais promovidos pela RedCLARA e pelo projeto BELLA, em sua fase terrestre. 

O marco aumentará em até dez vezes a capacidade de conectividade acadêmica nesses trechos inaugurados. Ao todo, são 2.863 quilômetros de rota digital, com capacidade de 100 Gb/s em seu núcleo central, atingindo um total de 360 ​​mil usuários de 19 universidades, além de centros astronômicos e de pesquisa, no território entre Arica e Temuco.

A participação no lançamento é gratuita e aberta ao público em geral.

Para se inscrever, acesse https://bit.ly/3eqkTRn.

Para mais informações sobre o evento e o trabalho da REUNA no Chile, acesse https://www.reuna.cl/.