RedCLARA lança primeira rede global de blockchain ao lado do LACNIC e BID Lab

- 24/02/2022

No dia 23 de fevereiro, a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA) realizou um webinar para o lançamento da LACNet, a primeira rede global de blockchain em produção de escala empresarial. A iniciativa é fruto da parceria entre RedCLARA e Lacnic (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe), em conjunto com o Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab), dentro do programa regional LACChain.

Segundo a RedCLARA, a nova rede permitirá que organizações, governos e empresas adicionem seus projetos a uma infraestrutura com a garantia da qualidade requerida por este tipo de entidades interessadas. Trata-se de uma rede única; é, ao mesmo tempo, aberta, governada, de acordo com a legislação, ecológica e focada na inclusão.

O evento teve a participação do diretor executivo de RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas, do diretor executivo de LACNIC, Óscar Robles, a gerente geral do BID Lab, Irene Arias, do especialista do BID Lab e líder de LACChain, Alejandro Pardo, e do especialista do Departamento de Tecnologia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Líder Técnico da LACCain, Marcos Allende, com mediação do Business Development Manager da LACNet, Ilán Meléndez, que apresentaram características técnicas, casos de uso e os benefícios da nova rede para a América Latina.

Veja a transmissão no canal da RedCLARA no Youtube.

Sobre Blockchain

Blockchain é uma das tecnologias emergentes com maior potencial de transformação de mercados e impacto de inclusão, por sua capacidade de garantir a propriedade de dados a populações vulneráveis, promovendo acesso a serviços sociais, econômicos e financeiros, além de proporcionar uma identidade digital. 

Nesse sentido, o LACNIC, a RedCLARA e o BID Lab uniram forças para continuar impulsionando o desenvolvimento de um ecossistema de blockchain que seja inclusivo, eficiente e seguro. A aliança pretende expandir os benefícios desta tecnologia a todas as populações, organizações, empresas, comunidades acadêmicas e de pesquisa na região.

No dia 14/2, a RNP participou da assinatura do acordo para o desenvolvimento de um ecossistema blockchain na América Latina ao lado de outras redes acadêmicas da região: CEDIA (Equador), CUDI (México), RAGIE (Guatemala), RAU (Uruguai), RedCONARE (Costa Rica), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), REDNESAH (Honduras), RUNBA (Nicarágua) e RedCLARA.

Fonte: RedCLARA.

Leia mais:
Redes acadêmicas assinam acordo para criação de rede de Blockchain na América Latina