RDA-Brasil completa seis meses de atividades: Faça parte do grupo

O nó brasileiro da Research Data Alliance - grupo RDA-Brasil - está completando seis meses de atividades e busca ampliar sua base de participantes para reforçar a contribuição do País nas discussões globais sobre gestão de dados científicos e Ciência Aberta.

O grupo foi criado com o objetivo de servir como um espaço neutro e democrático para a troca de informações entre pesquisadores, gestores de dados de pesquisa, cientistas de dados, formuladores de políticas públicas, profissionais da Ciência da Informação e demais atores interessados em compartilhar iniciativas e melhores práticas de compartilhamento, reuso e gestão de dados de pesquisa.

Atualmente a coordenação do grupo é realizada por representantes das instituições: Embrapa, Fiocruz, Ibict, RNP e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para participar do grupo basta seguir os seguintes passos:

  1. Criar uma conta no site da RDA
     https://www.rd-alliance.org/user/login
  2. Acessar a página do grupo e clicar em “Join Group”
    https://www.rd-alliance.org/groups/rda-brazil

Apesar da plataforma de colaboração da RDA, que hospeda o grupo brasileiro, estar na língua inglesa, as mensagens e os conteúdos circulados no grupo RDA-Brasil são predominantemente em português.

Além do Brasil, mais de 20 países e regiões possuem grupos nacionais disponíveis na plataforma da RDA. No total, são cerca de 90 grupos de discussão categorizados de acordo com disciplinas científicas, desafios de pesquisa ou temas relacionados à gestão ou infraestrutura de dados científicos.

O desejo de criar um braço brasileiro da RDA começou em 2015, quando Michael Stanton, então diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi indicado como membro do conselho internacional da RDA, mas o grupo só iniciou seus trabalhos em setembro de 2019 sob a liderança da pesquisadora Patrícia Bertin da Embrapa. Atualmente a professora Claudia Maria Bauzer Medeiros, da Unicamp, é uma dos 8 membros do conselho da RDA, o qual é responsável pela supervisão geral das atividades, definição da estratégia e sustentabilidade da RDA.

Sobre a Research Data Alliance (RDA)

É uma iniciativa internacional que visa estabelecer as conexões técnicas e sociais que são necessárias ao compartilhamento aberto de dados científicos. A visão da RDA é tornar viável que pesquisadores possam compartilhar seus dados por meio de diferentes tecnologias, independentemente do domínio científico ou localização geográfica, de forma a endereçar os grandes desafios da sociedade em escala global.

A RDA foi criada em 2013 a partir da articulação da comunidade de pesquisa, e contou com o apoio financeiro da Comissão Europeia, da National Science Foundation, do National Institute of Standards and Technology (NIST) e do Departamento de Inovação do Governo Australiano (Australian Government’s Department of Innovation). Atualmente mais de 1600 indivíduos de mais de 70 países estão envolvidos nas atividades da RDA, dedicados a aprimorar a gestão e o intercâmbio de dados. A participação na RDA é aberta para qualquer um que aceite seus princípios de abertura, consenso, balanceamento e harmonização, com uma abordagem guiada pela comunidade e sem fins lucrativos.

Saiba mais sobre a RDA