Projeto Magic é aprovado pela Comissão Europeia

- 29/05/2015

Com o sucesso do projeto Elcira (Europe Latin America Collaborative e-Infrastructure for Research Activities) na América Latina e sua integração com a Europa, a RedCLARA está liderando o projeto Middleware para Aplicativos Colaborativos e Comunidades Globais Virtuais (em inglês, Magic). Trata-se de um projeto global de colaboração que buscará, durante os próximos dois anos, aprimorar significativamente a capacidade de pesquisadores e universitários ao redor do mundo de colaborarem entre si. A iniciativa foi aprovada pelo Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia e iniciou as atividades em maio.

O objetivo é compartilhar os resultados positivos e lições aprendidas pelo projeto Elcira com as redes acadêmicas de outras regiões. Assim, busca estabelecer um conjunto de acordos entre as regiões participantes com o intuito de consolidar e completar os blocos de middleware necessários ao estabelecimento de um mercado de serviços e aplicativos de tempo real para grupos de pesquisa internacionais e intercontinentais. Isso facilitará a mobilidade e o trabalho das comunidades científicas globais.

A RNP participou ativamente e contribuiu para o sucesso do Elcira e hoje é membro do Magic. “Esse projeto traz um desafio ainda maior, pois tratará dos temas computação em nuvem, comunidades globais de ciência, colaboração em tempo real, além de gestão de identidade, para serem desenvolvidos de forma articulada e colaborativa por redes acadêmicas da África, Ásia, Caribe, Europa, Oceania, Oriente Médio e América Latina, e tendo uma maior participação da RNP”, afirma o diretor-adjunto de Gestão de Serviços, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

Ações integrantes do projeto

O Magic atuará em quatro frentes para alcançar o objetivo principal de aprimorar a capacidade de pesquisadores e universitários ao redor do mundo de colaborarem entre si. Conheça as propostas do Magic e a atuação da RNP.

1. Plataformas para mobilidade

O objetivo é fomentar o desenvolvimento de plataformas que permitam a mobilidade de pessoas e o acesso direto aos serviços. Para isso, será necessário implementar federações de identidade interligadas via eduGAIN, propagando eduroam para o compartilhamento entre as regiões parceiras. De acordo com a organização do projeto, a liderança da RNP tem sido fundamental para o sucesso da formação e implementação do eduroam e das federações de identidade.

Para o gerente de Serviços Leandro Guimarães, o projeto Magic veio consolidar o papel da RNP como referência mundial em gestão de identidade. “Com o desafio superado no projeto Elcira, em que foram entregues às redes acadêmicas da América Latina quatro novas federações em produção, sendo três com processo de adesão à eduGAIN concluído, e sete novos operadores de roaming de eduroam, seguimos adiante, disseminando nossa experiência para que os pesquisadores, professores e alunos estejam cada vez mais conectados”, destacou.

2. Padrões para aprovisionamento de nuvem e groupware

Desenvolver um modelo para a interoperação entre os mercados de aplicativos em nuvem das NRENs das regiões participantes, baseado no aprovisionamento em nuvem e aproveitando os aplicativos já desenvolvidos e geridos pelas redes em distintos continentes. O objetivo é criar um modelo de mercado mundial de aplicações para ferramentas e serviços de colaboração, onde NRENs prestam serviços entre si em todo o mundo, usando um mecanismo de autenticação único e um groupware federado global que facilita o uso de aplicativos de colaboração.  

A oferta de serviços em nuvem pelas redes acadêmicas já é uma realidade. Agora, o objetivo do Magic é permitir que esses serviços sejam integrados e ofertados entre as redes acadêmicas mundiais. “O intuito é aproveitar as federações de identidade para permitir uma maior integração entre os serviços de nuvem ofertados por cada rede acadêmica, recomendando um conjunto de atributos padrão para autorização entre provedores de serviços de nuvem. Por fim, desenhar e implantar um piloto para interoperabilidade de ofertas desses serviços, que, assim, alcançarão uma escala global, o que beneficia todas as comunidades de CT&I”, destacou o especialista em Computação em Nuvem, Ricardo Makino.

3. Aplicações em tempo real

Nesse pacote de projetos, pretende-se disseminar a informação, nivelando o conhecimento de forma a possibilitar a adoção de aplicações em tempo real (telefonia e videoconferência) entre as diversas regiões do mundo. Assim, será possível garantir a interoperabilidade entre soluções de fabricantes e protocolos de comunicação diferentes. Esse objetivo deverá ser alcançado com o estímulo da adoção de normas como as propostas pelo Fórum Global de CEOs. Como resultado final, essas atividades irão facilitar a integração de pesquisadores de diferentes localidades ao redor do mundo.

De acordo com o especialista em Serviços e representante da RNP nesse pacote, Alex Galhano, nos últimos anos, no âmbito das redes acadêmicas, a RNP tem participado ativamente de ações globais ligadas à comunicação em tempo real e telefonia IP. “Implantamos o PIT VoIP, para RedCLARA, criamos e aplicamos um treinamento em voz sobre IP para as NRENs ligadas a essa organização. Aderimos ao NRENum.net, da GÉANT Association, fazendo com que esse serviço ultrapassasse as fronteiras europeias. No Fórum Global de CEOs, somos um dos mais ativos participantes, integrando o G-RTC, grupo que discute um modelo de serviço para interconexão de telefonia e videoconferência entre diversos fabricantes e protocolos. Em paralelo, o nosso serviço fone@RNP foi totalmente remodelado e ampliado, dobrando de tamanho em número de clientes e triplicando em minutos transportado. O conhecimento e experiência acumulados nesses anos nos credencia para contribuir com projetos globais audaciosos como o Magic”, ressaltou Galhano.

4. Comunidades globais de ciência

Fomentar o trabalho colaborativo das comunidades globais de ciência, promovendo ativamente a participação de pesquisadores da América Latina e de outras regiões nas convocatórias da Comissão Europeia e de outras agências de financiamento internacionais. Isso facilitará a difusão das chamadas com alto impacto sobre as regiões participantes do Magic, assim como em outras atividades de colaboração.

“Pesquisadores costumam procurar a RNP para orientações sobre como submeter propostas para a Comissão Europeia. Oferecemos apoio para que outros pesquisadores possam participar de projetos com esse mesmo financiamento”, explica o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas, Leandro Ciuffo.

Redes participantes do Magic

  • RedCLARA (Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas), Uruguai (coordenador);
  • GÉANT, Reino Unido e Holanda;
  • RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), Brasil;
  • Renata (Red Nacional de Tecnología Avanzada), Colômbia;
  • Reuna (Red Universitaria Nacional), Chile;
  • Cedia (Consorcio Ecuatoriano para el Desarrollo de Internet Avanzado), Equador;
  • Cudi (Corporación Universitaria para el Desarrollo de Internet, A.C.), México;
  • UbuntuNet Alliance, Malaui;
  • West and Central African Research and Education Network, Gana;
  • Asren (Arab States Research and Education Network), Jordânia;
  • Cesnet (Czech Education and Scientific Network), República Tcheca;
  • Grenet (Greek Research and Technology Network), Grécia;
  • Surfnet, Holanda;
  • CSIR (Council for Scientific and Industrial Research), África do Sul;
  • Renater (Reseau National de l’Enseignement et la Recherche), França;
  • NIIFI (National Information Infrastructure Development Institute), Hungria;
  • CKLN (Caribbean Knowledge and Learning Network), Granada;
  • NITC (National Information Technology Center), Quirguistão;
  • TEIN*CC (TEIN* Cooperation Center), Coreia.