Projeto Cinemas em Rede realiza primeira exibição de 2016 em diversas universidades

Categoria
- 11/04/2016

A primeira sessão do projeto Cinemas em Rede de 2016 será realizada nesta terça-feira, 12/4, em diversas universidades públicas do país. A exibição de estreia inaugura a participação de sete novas instituições no projeto, totalizando doze cinemas interligados. O longa-metragem escolhido para o primeiro evento é “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa. O filme narra a trajetória de quatro jovens moradores do bairro Nacional, na periferia de Contagem (MG), que vivem divididos entre trabalho, diversão e crime.

Os filmes exibidos no projeto Cinemas em Rede ganham o público a partir de uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC). O projeto tem, entre seus objetivos, conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. Em diversas dessas localidades, existe um campus de universidade e/ou instituto federal atendido pela RNP. Para o gerente de Relacionamento com a Cultura da RNP, Alvaro Malaguti, o avanço tecnológico tem permitido a interiorização das redes de alto desempenho. Atualmente, já são mais de 700 localidades conectadas a, no mínimo, 100 Mb/s.

Segundo o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, a RNP e o Ministério da Cultura já firmaram parceria para incluir de 25 a 40 novas instituições no Cinemas em Rede, a partir deste ano. Uma chamada pública deve ser lançada ainda no primeiro semestre para ampliar o número de instituições participantes. “O Cinemas em Rede é parte de uma política mais ampla do Ministério da Cultura que utiliza novas soluções tecnológicas visando distribuir conteúdos audiovisuais em larga escala, por todo o território nacional”, ressalta.

A sessão de 12 de abril inaugura a entrada de sete novas instituições no projeto: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Cine Vila Rica; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cine Aruanda; Universidade Federal de Goiás (UFG) – Cine UFG; Universidade Federal Fluminense (UFF) – Cine Arte UFF; Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Cine Metrópole. Além disso, retomam o projeto este ano: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Cine Universitário – Sala Redenção; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela (Faculdade de Educação); Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges; Cinemateca Brasileira (MinC) – São Paulo; CineUSP (Universidade de São Paulo).