Projeto BELLA: conexão direta com a Europa será inaugurada durante TICAL 2021

- 24/08/2021

A tão esperada conectividade do projeto BELLA, que constrói a primeira conexão direta entre a América do Sul e a Europa, via o cabo submarino Ellalink, será inaugurada oficialmente durante a 11ª edição da Conferência TICAL, entre os dias 30/8 e 2/9. Este ano, o evento, que reúne a comunidade de Tecnologias da Informação e Comunicação da América Latina, acontece de forma virtual e gratuita, com o tema “Repensando a universidade impulsionada pelas tecnologias digitais”, junto ao 5º Encontro Latino-Americano de e-Ciência.

Inscreva-se

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Astronauta Marcos Pontes participará da abertura do evento, no dia 30/8, às 11h, inaugurando oficialmente a conectividade do Projeto BELLA, ao lado do diretor da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), Luis Eliécer Cadenas.

Na sequência, equipes técnicas realizarão uma demonstração de transferência de dados do projeto de Observação da Terra da União Europeia – Copernicus – utilizando a conectividade de BELLA, passando por redes acadêmicas da América Latina, incluindo a rede Ipê (RNP) no Brasil, e o cabo submarino Ellalink, até chegar à rede acadêmica da Europa, Géant. 

Este ano, ocorre a segunda edição do TICALSec, com sessões dedicadas à Cibersegurança, onde a RNP, através do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) assinará um acordo de cooperação com RedCLARA para a criação de um Comitê de Coordenação para Atividades em Segurança da Informação e Cibersegurança, com a participação das redes acadêmicas do Equador (CEDIA), México (RedCUDI) e Chile (REUNA).

No dia 1º/9, o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Luiz Ary Messina, será o palestrante convidado da sessão plenária, e fará uma apresentação sobre o tema “Construindo e Disseminando o Conhecimento em Rede sobre Saúde na América Latina”.

Já no dia 2/9, encerrando o evento, a RNP apresentará o artigo aceito na chamada de trabalhos de TICAL, escrito em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre o Assin@UFSC, solução centralizada para assinatura digital.

Destaques da programação

O TICAL 2021 terá duas sessões em paralelo e sessões plenárias com a participação de especialistas internacionais, entre eles Martin Hilbert, professor da Universidade da Califórnia, Davis; Pawel Swieboda, diretor-geral do Projeto Cérebro Humano; Francesc Pedró, diretor do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe; César Hidalgo, presidente do Instituto de Inteligência Artificial e Natural (ANITI) da Universidade de Toulouse; e Marcelo Cabrol, gerente do Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Para mais informações, acesse o site do evento.