Primeiro dia do Encontro com Fornecedores e Parceiros RNP conta com participação da Abrint

- 22/09/2020

Novas oportunidades e a importância do fortalecimento das parcerias. Esses foram os motes que permearam o primeiro dia do VII Encontro com Fornecedores e Parceiros, evento anual que, em razão da pandemia, está sendo realizado online. A programação contou com uma apresentação da diretora executiva da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Alessandra Lugato, sobre o “O papel dos provedores regionais na universalização do acesso à Internet”.

Com moderação do coordenador de Compras da RNP, Rodrigo Campos, o encontro foi iniciado com uma palavra do diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho, na qual ele explicou a importância deste momento de troca e aproximação com os parceiros e fornecedores da organização.

“Tivemos que fazer um breve adiamento e transformá-lo em virtual, mas estamos aqui firmes e fortes compartilhando com vocês nossas ideias e estratégia, o que já é comum nos nossos encontros. A RNP, nesse período, tem apoiado bastante as políticas públicas, principalmente no que diz respeito à inclusão. Temos tido papel importante, temos sido chamados pelos agentes públicos para fazer esse papel de inclusão. A ideia é que os participantes tenham uma ampla visão do que pensamos e do que estamos fazendo”, ressaltou o diretor.

Governança e parcerias sustentáveis
No primeiro painel do dia, a gerente de Engenharia e Operações, Cybelle Oda, e a analista de Negócios Larissa Marra abordaram o papel da área de Engenharia dentro da RNP e o porquê dela ter passado a contar com uma nova visão de inteligência de negócios ligada à conectividade.

“A ideia é que a gente consiga desenhar a estratégia de contratação de serviços de maneira mais assertiva, melhorar as tomadas de decisões e melhorar os serviços prestados, além de fortalecer essas parcerias”, afirmou Cybelle.

Na sequência, a diretora-executiva da Abrint, Alessandra Lugato, fez uma apresentação sobre o fortalecimento dos provedores regionais e a importância dos mesmos para a universalização da conectividade no país. Ela também enfatizou a alavancada da banda larga em razão da pandemia.

“Houve uma mudança no perfil de comportamento do setor na pandemia. O que era antes banda larga móvel, a banda larga fixa absorveu. Houve um aumento de tráfico para mais de 40% do volume. Isso permitiu que os pequenos provedores continuassem com grande presença no mercado. Está acontecendo uma aproximação entre provedores e clientes e os regionais estão tendo papel preponderante”, destacou Alessandra.

Projetos estruturantes
Na segunda parte da programação, o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grinzendi, acompanhado de Oswaldo Alves, Edson Kowask, Andrei Amaral, Aluizio Hazin e Thiago Silva, todas da RNP, apresentaram os projetos estruturantes da organização, que representam grandes oportunidades para parceiros e fornecedores: Nordeste, Centro-Oeste e Norte Conectados, além do Educação Conectada e as possibilidades de permuta e iluminação conjunta do backbone.

“Essas iniciativas estruturantes já estão ocorrendo, têm duração de mais de um ano e continuamente estão surgindo e acontecendo. Projetos de médio e longo prazo, para os quais contamos muito com todos vocês participando delas. Para nós, cada vez mais, fornecedor está virando sinônimo de parceiro”, concluiu Grizendi.

Programação do segundo dia
Amanhã, 23/9, o VII Encontro com Fornecedores e Parceiros será retomado às 9h, com ênfase nas oportunidades ligadas a Serviços e Soluções oferecidos pela RNP e à área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I).

Inscreva-se por aqui!