Primeira edição do Sisu 2023 será operada a partir de Brasília e RNP contará com a parceria em conectividade da GigaCandanga e da BR Digital

- 10/02/2023

Pelo quarto ano consecutivo, a RNP será a responsável por cuidar de toda a operação e monitoramento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em ambiente de nuvem. A primeira edição de 2023 acontecerá entre os dias 16 e 24/2 e diferentemente dos últimos anos, quando a equipe responsável ficou alocada em Campinas, dessa vez, a infraestrutura será montada em Brasília.

Para que tudo ocorra da melhor maneira, sem que o sistema passe por nenhuma instabilidade durante o período de inscrições, a RNP contará com a parceria da GigaCandanga, rede metropolitana de educação e pesquisa, integrante do Sistema RNP, que atende instituições de pesquisa e de ensino superior na região do Distrito Federal, e da empresa BR. Digital na disponibilização dos links de internet de altíssima capacidade.

Primeiros a chegar e últimos a sair

Assim como nas últimas edições, uma equipe da RNP estará mobilizada 24 horas por dia, a partir de 13/2, garantindo os 100% de disponibilidade do site do Sisu. A previsão é que os trabalhos sejam encerrados em 25/2, um dia após o término da janela de inscrições.

Migração para a nuvem

A partir da parceria com o Ministério da Educação (MEC), a RNP migrou o Sisu para um ambiente de nuvem em 2020. A infraestrutura conta com alta capacidade computacional, elástica, escalável e desfruta de benefícios como agilidade, segurança e estabilidade.