História da internet: a criação do Ponto de Presença da RNP no Piauí

- 12/08/2022

O ano era 1995. Eduilson Neves era estudante da Universidade Estadual do Piauí (Uepi) e estava se formando como tecnólogo em Processamento de Dados, quando foi escolhido para iniciar a implantação do Ponto de Presença da RNP no Piauí. 

Livro redes locais LAN

Foi então que ele e mais quatro pessoas, o professor Walfran Batista, como coordenador-geral, Nadia Maria Dutra Lages e Maria do Socorro Guilherme de Carvalho, alunas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o professor Luis Junior, diretor técnico da Fapepi, foram convidados para fazer um curso sobre internet de uma semana em Fortaleza, organizado pela RNP.

O material didático era composto por apostilas sobre o funcionamento da internet, sobre correio eletrônico e ainda um dos primeiros livros sobre redes locais no Brasil.

Após a realização do curso, foram cerca de seis meses estudando como montar equipamentos e configurar serviços, muitas vezes lendo manuais em inglês. Segundo Eduilson, por muitas vezes era preciso conciliar a rotina de estudante com o trabalho extra. Por falta de recursos e incentivo, o projeto não foi para frente. A expectativa de conexão entre Teresina e Fortaleza não aconteceu, e o projeto foi abandonado na época.

O Ponto de Presença da RNP no Piauí só veio a ser criado e integrado ao backbone nacional no ano seguinte, em 1996, com outra equipe. Mas a vida dá voltas e o aprendizado não foi em vão. Hoje, Eduilson Neves é Presidente do Comitê Gestor da rede metropolitana de Teresina, a Rede Poti.

Assista em vídeo: