Portal é lançado em evento de comemoração dos dez anos do Sistema UAB

Categoria
- 06/10/2016

Foi lançado oficialmente o eduCapes, portal de recursos educacionais abertos, com acesso livre, público e gratuito, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O lançamento ocorreu durante a 9ª Reunião Ordinária do Fórum de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizada em 27 e 28 de setembro, em Brasília.

O portal é voltado para alunos e professores da educação básica, superior e da pós-graduação, que buscam materiais para elaborar cursos ou aprimorar conhecimentos. O eduCapes foi desenvolvido a partir da cooperação da Capes com a RNP, em parceria com a Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp). A iniciativa é resultado do processo de democratização da informação e cultura, além da necessidade de disseminar materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados no âmbito do Sistema UAB.

O evento também foi espaço de comemoração dos dez anos do Sistema UAB e quem representou a RNP foi o diretor-adjunto de Soluções, Antônio Carlos F. Nunes. Ele expôs para o público pontos importantes da parceria com a Capes e participou de uma mesa redonda sobre tecnologias em educação a distância (EaD).

Na cerimônia da abertura, Nunes falou sobre produtos, serviços e soluções oferecidos pela RNP, com foco na expansão de tecnologias voltadas para a educação. “Temos hoje mais de 600 instituições conectadas, com mais de 1.200 campi de universidades, institutos federais, unidades de pesquisas, museus, bibliotecas e hospitais universitários; 4 milhões de potenciais usuários, incluindo alunos, professores e staff; 180 mil pesquisadores; além de mais de 3.800 programas de pós-graduação. Isso tudo envolve grandes projetos de ciências, redes temáticas e a UAB e representa a colaboração da RNP para que a educação, o ensino e a pesquisa permeiem hoje de forma transversal pelo Brasil”, contextualizou o diretor.

O Sistema UAB é diretamente beneficiado pelas soluções propostas pela RNP e pela cooperação com a Capes. Segundo Nunes, uma das preocupações da organização é conhecer a demanda da comunidade acadêmica, para desenvolver e entregar o que é realmente necessário. “Temos a preocupação de investir na evolução dos nossos serviços e trazer novas propostas de soluções, para que possam cada vez mais otimizar, alavancar e integrar aqueles que se encontram principalmente no interior, fora das capitais, que precisam de uma infraestrutura virtual para terem acesso à educação”, disse o gestor, ressaltando ainda a necessidade de ampliação de infraestrutura do Portal de Periódicos, para aumentar a disponibilidade da biblioteca virtual da Capes.

A mesa redonda foi o espaço de discussão sobre tecnologias em EaD, envolvendo as contribuições que podem se aplicar à área e a necessidade de atribuição de direitos autorais às publicações abertas. O debate contou com a presença de Antônio Carlos Nunes e de dois coordenadores da DED da Capes: Maria Cristina Mesquita, da Coordenação Geral de Inovação e Ensino a Distância (CGIE), e Alexandre Magalhães Martins, da Coordenação de Tecnologia em Educação a Distância (CTED). O encontro também teve a presença do especialista em recursos educacionais abertos (REA), Tel Amiel.

 

;