Portal de Periódicos celebra 20 anos desde sua criação

- 12/11/2020

A última quinta-feira (11/11) foi dia de celebrar os 20 anos desde a criação do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A oportunidade para rememorar os passos dados nas duas décadas de jornada e avistar novos caminhos para o futuro da biblioteca virtual foi o IV Seminário do Portal de Periódicos. O evento online, transmitido pelo canal da CAPES no YouTube, contou com participações especiais na programação. Entre elas, Nelson Simões, diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

Quem inaugurou o púlpito foi Benedito Aguiar, presidente da Capes, que defendeu a importância do Portal para a pesquisa científica brasileira. “Há 20 anos, a criação deste portal gerou grande impacto na comunidade científica, atendendo uma expectativa muito grande para a ciência brasileira, em termos uma base de apoio científica para a pesquisa no nosso país. Hoje, comemoramos sua consolidação e sua importância. É maior base de apoio à pesquisa do nosso país. Isso é motivo de orgulho para a Capes!”, vibra Benedito.

Benedito Aguiar, presidente da Capes

O professor ainda dedicou agradecimentos para profissionais, equipes e instituições que contribuíram para o sucesso da ferramenta nos últimos anos. Entre elas, a RNP: “Agradecemos à RNP pelo suporte técnico para que o Portal de Periódicos atenda da melhor maneira possível nossa comunidade científica”.

Quando chegou a hora de assumir os microfones, Nelson Simões devolveu palavras de enaltecimento. “A RNP se sente muito orgulhosa de ser parceira da Capes nesse percurso. Neste ano, a tecnologia precisou assumir um papel de mediação mais forte nas atividades de educação e pesquisa. E, há 20 anos, a Capes já dava esse passo de contribuir para compartilhar conhecimento como um bem público para a pesquisa e educação no Brasil”.

Nelson foi convidado para palestrar sobre o tema Tecnologia e Comunicações para Educação no Brasil, pós-Covid. O diretor-geral compartilhou as percepções da RNP sobre as mudanças trazidas em meio à pandemia, como as forças e fraquezas notadas no Sistema RNP, os desafios a serem superados e os projetos como soluções para essas problemáticas, os fatores que devem impulsionar as TICs na educação nos próximos anos e os possíveis caminhos futuros.

Os 20 anos de trajetória

O Portal de Periódicos da Capes é o maior acervo virtual e a maior base de apoio à pesquisa do País. No mundo, não existe outra iniciativa como esta: um patrimônio de informações tão rico custeado pelo governo e colocado à disposição de milhares de pesquisadores de centenas de instituições. O Portal também é a iniciativa desse gênero com a maior capilaridade no planeta, com abrangência a todo território brasileiro. A biblioteca virtual promove o fortalecimento dos programas de pós-graduação nacionais, por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível e impulsiona a produção científica do País, além do crescimento da inserção científica brasileira no exterior.

Portal de Periódicos da CAPES

“Para a gente poder oferecer todo esse conteúdo para a nossa comunidade, existe uma infraestrutura muito grande por trás. Temos uma infraestrutura de TIC hospedada no IDC da RNP, o que nos garante alta disponibilidade, economicidade e segurança, além de monitoramento ‘24x7’ para garantir que nosso pesquisador, em qualquer lugar do mundo, possa acessar o Portal de Periódicos”, explicou Andrea Vieira, coordenadora do Portal. 

Outras tecnologias utilizadas no Portal contam com a parceria da RNP: soluções integradas, como um buscador otimizado, uso transparente nas instituições participantes (proxy) e acesso através da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada); repositório de conteúdos digitais da Capes; coleta e monitoramento de estatísticas de acesso por ferramentas de Analytics e Big Data; uso de inteligência artificial com o Watson (IBM); e aplicativo móvel do Portal.

Em sua fala no Seminário comemorativo, a coordenadora do Portal também retomou a jornada da ferramenta desde sua criação, apresentando os marcos até os dias de hoje, com a aquisição de novas tecnologias e projetos para melhorar a experiência do usuário. A linha do tempo revelou que a parceria com a RNP é de longa data.
 

Portal de Periódicos

A linha do tempo futuro está sendo construída. Para os próximos 10 anos de Portal, algumas metas foram estabelecidas e continuarão contando com o apoio da RNP: estabelecimento de parceria com novas instituições; ampliação do acervo disponível no Portal; redução de custos dos conteúdos contratos; preservação do conteúdo próprio em repositórios digitais; evolução das tecnologias do Portal, como expansão para computação em nuvem, uso extensivo de inteligência artificial para catalogação e recuperação de conteúdos; implantação de técnicas de machine learning para previsão de custos e acessos; aderência à LGPD; ampliação de disponibilização de dados abertos e realização de hackaton; integração com outros sistemas, como o CONECTI; e adoção de identificadores únicos e tecnologias padronizadas mundialmente, como o ORCID.