PoP-BA promove cursos de capacitação para jovens universitários

- 21/10/2021

O Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA) lançou um projeto de capacitação de estudantes de graduação, o “Capacitando para o Amanhã” (CAPA), que visa qualificar jovens universitários em cursos técnicos, desenvolvidos e ministrados pela própria equipe do PoP-BA.

Os encontros ocorreram de forma online entre agosto e outubro, quatro vezes por semana, e abordaram conteúdos sobre redes, segurança da informação e Linux, por exemplo. Os alunos também tiveram acesso a informações sobre a RNP, o PoP-BA e a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa), podendo correlacionar a teoria à prática.

Profissionais do amanhã

Segundo Thiago Bomfim, um dos idealizadores do projeto, além do cunho social, o objetivo é atrair o interesse dos jovens para a área de redes e selecionar pelo menos quatro alunos de destaque para atuarem como bolsistas do PoP-BA e da Remessa, com a possibilidade de novas bolsas serem criadas nas instituições vinculadas ao PoP e conectadas à rede metropolitana.

“A pandemia, por exemplo, deixou ainda mais evidente a importância das redes, segurança e uma boa conectividade. Daí, a importância de termos profissionais bem formados e capacitados em tecnologias diversas”, avalia Thiago Bomfim.

“Toda a nossa equipe do PoP e Remessa começou como bolsista durante a graduação. A ideia é continuar formando na prática os analistas de rede do amanhã”, complementa a coordenadora da Remessa, Claudete Alves.

A gerente de Operações da RNP, Janice Ribeiro, e o gerente de Atendimento Integrado Francisco Júnior participaram da iniciativa, com aulas sobre Inovação e Aprendizagem Contínua. “Foi um prazer participar do CAPA. Que outros PoPs se inspirem nessa ação”, afirmou Janice.