Polo de capacitação da ESR em Maputo é ativado

Categoria
- 15/06/2015

A Escola Superior de Redes (ESR) conclui, este mês, a ativação do polo de capacitação na cidade de Maputo, em Moçambique, na África. Este será o primeiro polo fora do Brasil e tem como objetivo levar o conhecimento de especialistas da rede acadêmica brasileira para o continente africano. A ação é fruto da parceria entre a RNP e a rede acadêmica moçambicana, MoRENet.

A primeira capacitação remota, para técnicos das universidades de Moçambique, está programa para o período de 21 a 25 de setembro, com monitoria do instrutor Afonso Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema a ser trabalhado será "Teste de Invasão de Aplicações Web". O polo de capacitação em Moçambique conta com excelente infraestrutura de sala de aula com capacidade de até 25 alunos.

Durante os testes para a ativação, a equipe técnica da ESR transmitiu um dia de curso entre Porto Alegre (RS) e Maputo, com objetivo de avaliar a qualidade de áudio e vídeo. Segundo Lino Khalau, da MoRENet, a experiência foi ótima. “Já aguardamos a marcação das próximas aulas no âmbito da cooperação Moçambique e Brasil para capacitação dos técnicos ao nível da MoRENet assim como dos pontos focais das instituições beneficiárias da rede”, ressaltou.