Plataforma ForPDI apoia 110 instituições federais na criação de Planos de Desenvolvimento Institucional

- 31/08/2021

A partir desta segunda-feira (30/8), mais de 110 Instituições da Rede Federal de Educação Federal passam a poder contar com a Plataforma ForPDI para criação, monitoramento e melhor gestão de seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). O ambiente virtual acaba de ser lançado e é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A solução visa planejar, implementar e controlar ações estratégicas traçadas por instituições como Universidades Federais, Institutos Federais (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Técnicas vinculadas às Universidades, o Colégio Pedro II e outras instituições vinculadas ao MEC.

A ForPDI é uma ferramenta aberta para gestão e acompanhamento em tempo real dos PDI, que contribui para o alcance dos objetivos internos das instituições, bem como para a avaliação e controle externo por parte da gestão pública. Com a adoção da solução pelas instituições federais, pretende-se aprimorar os processos organizacionais, uniformizar as tarefas administrativas e tornar a gestão financeira mais eficiente e transparente.

Na prática, a ferramenta permite a criação de planos estratégicos, o monitoramento de metas, a construção do próprio PDI, a gestão financeira e mais. Com o apoio de elementos gráficos, o painel de bordo possibilita o acompanhamento dos resultados do PDI e a análise de dados de modo seguro, rápido e eficiente. 

O lançamento da solução aconteceu em um evento virtual, transmitido pelo canal do MEC no Youtube. Na cerimônia, o MEC oficializou que está custeando a sustentação do sistema, feito pela RNP, e passa a disponibilizar a ferramenta a custo zero para os usuários. Além da sustentação, na cooperação com o Ministério, a RNP adequou, evoluiu e migrou a plataforma para ambiente de nuvem.

Conheça a Plataforma ForPDI

 

 

 

Outra novidade é que os servidores públicos das instituições interessadas poderão se capacitar para usar a plataforma, por meio de um curso disponível na Escola Virtual de Governo, certificado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Ainda sobre o lançamento

A cerimônia de lançamento da Plataforma ForPDI contou com a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro; do secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; do secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana; e do diretor-geral da RNP, Nelson Simões, que compuseram a mesa da solenidade.

Milton Ribeiro

Na ocasião, os convidados discursaram sobre a importância da plataforma para o ecossistema de educação e pesquisa no país. “Diz o ditado popular que aquele que não sabe para onde vai qualquer caminho serve. O planejamento de uma direção é importantíssimo, especialmente quando se tratam-se de órgãos públicos de ensino como as universidades, institutos e afins”, iniciou o ministro Milton Ribeiro. “O PDI é uma importante ferramenta que auxilia as IES no desenvolvimento do planejamento institucional, além de construir um instrumento de gestão pública”, complementou.

Sandro  Cerveira

Depois, em vídeo, Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – instituição responsável pelo desenvolvimento da plataforma –, destacou o que motivou a criação da ForPDI e ressaltou sua utilidade para os usuários: “Nós, enquanto instituições públicas, mantidas com os recursos do povo brasileiro, precisamos buscar ao máximo a eficácia e eficiência no atendimento da nossa missão pública de contribuir com o desenvolvimento do nosso país por meio do ensino de qualidade, da pesquisa de excelência e da extensão universitária. E para cumprirmos nossa missão social, nós precisamos de planejamento. Como gestores públicos que somos, nos cabe ter clareza dos objetivos e metas que sonhamos para nossas universidades, buscando sempre a melhor forma de gerir nossas instituições, otimizar os recursos públicos investidos para oferecermos serviços públicos de excelência a população e às outras organizações do Brasil e do mundo”.  

Nelson Simões

Então, Nelson Simões, diretor-geral da RNP, assumiu os microfones e defendeu que a plataforma é um instrumento essencial para melhor tomada de decisão dos gestores. “Vivemos momentos em que nossas visões de futuro precisam ser desdobradas e revistas porque a cada momento elas são colocadas em cheque, devido a incerteza e a volatilidade que vivemos no mundo. Por isso, acompanhar e avaliar os passos dessa estratégia é essencial, em especial pela natureza das instituições de educação superior e de pesquisa, com uma enorme contribuição e impacto para o país. Certamente, as instituições, por meio dessa plataforma, poderão transformar suas aspirações e seus planos em resultados melhores e concretos, além de transformar a realidade onde estamos inseridos”, concluiu Nelson.

Assista a transmissão:
 

 

A solução

Plataforma For

 

A ForPDI foi desenvolvida entre 2016 e 2017 pela Unifal, em parceria com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), a Universidade Federal de Lavras (Ufla), e o Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT) da Universidade de Brasília (UnB), entre outras universidades participantes do grupo de trabalho, que auxiliaram nas discussões e definições do sistema. A solução é baseada em ferramentas conhecidas, como a análise SWOT, o Balanced Scoredcard (BSC), o Planejamento Estratégico Situacional (PES), Canvas e construção de cenários. A partir de 2020, a RNP assumiu, junto ao MEC, a sustentação e a evolução das melhorias do sistema.