Plataforma de Experimentação apoia evolução do serviço Video@RNP e pesquisa de doutorando na USP

No fim de julho, foi concluído o projeto Infraestrutura Definida por Software (IDS), desenvolvido a partir do acordo celebrado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a RNP e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), no entanto, isso não significa que a infraestrutura foi deixada de lado. Muito pelo contrário. Agora, foi iniciado um novo desafio de ofertá-la para atividades de P&D da própria RNP e da comunidade de pesquisa.

Dentro deste contexto, a Plataforma de Experimentação gerada pelo resultado do projeto já vem apoiando um pesquisador em duas frentes: a evolução do serviço Video@RNP e a validação das deias propostas em sua pesquisa acadêmica no doutorado;

Samuel Kopp, doutorando da USP e sócio fundador da startup BrainyIT, empresa fornecedora do Video@rnp, tem usufruído dos benefícios gerados pela infraestrutura IDS. Confira o depoimento:

“O crescimento do uso de vídeo em diversos contextos tem motivado a evolução das plataformas de vídeo e dos sistemas de distribuição de conteúdo. Neste sentido, a RNP e a BrainyIT tem trabalhado no desenvolvimento da sua plataforma de vídeo, o Video@RNP, aperfeiçoando para este novo momento. Uma das características desta nova plataforma  é a utilização do paradigma “Cloud Native Application” e o uso do Kubernetes como plataforma de orquestração.

Meu trabalho de pesquisa de doutorado está associado a este contexto, no qual é explorado o uso de infraestruturas de nuvem distribuídas para implementar um serviço de distribuição de vídeo que otimize o uso desta infraestrutura por meio de Machine Learning. 

A Plataforma de Experimentação da RNP tem sido muito importante para o desenvolvimento destas atividades.  

O acesso a uma plataforma inovadora, infraestrutura de ponta e uma equipe especializada em inovação tecnológica, permitiu a BrainyIT desenvolver a nova versão da plataforma de vídeo com recursos de última geração, explorando ao máximo os recursos de computação em nuvem.

Paralelamente, esta plataforma também tem sido utilizada para realizar os experimentos necessários para validar as ideias propostas em minha pesquisa acadêmica.

Além disso, a participação das reuniões e seminários da equipe de P&D permitiram expandir meus horizontes de pesquisa e produzir insights para a evolução do meu trabalho”.

Sobre a Infraestrutura Definida por Softwares (IDS)
A infraestrutura IDS funciona como um ambiente externo para o desenvolvimento de pilotos, onde o foco é entregar novas funcionalidades para desenvolver expertise e possibilitar o P&D conjunto entre áreas internas da RNP e parceiros externos. Os pilotos que obtiverem sucesso no IDS serão utilizados para criar um roadmap de evolução das ciberinfraestruturas da RNP de TI e Telecom.