Parceria entre Ebserh e RNP viabiliza conexão segura entre hospitais universitários

Categoria
- 16/03/2016

Por meio de parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a RNP, foi criado o projeto de estruturação de uma rede de fibra óptica que interligue os hospitais universitários federais geridos pela estatal.

Segundo a gerente de Projetos da RNP, Patrícia Machado, no período de 2014 a 2015, foram conectados 18 pontos. O objetivo é que a totalidade das 37 unidades hospitalares esteja conectada entre 2016 e 2017, formando a Rede de Gestão dos Hospitais Universitários (RGHU).

A RGHU também será monitorada, com atendimento emergencial pela RNP em tempo integral. Por se tratar de uma rede para hospitais, com atendimento de saúde à população ininterrupto, a partir de março, quatro equipes de diferentes áreas da RNP estarão envolvidas no atendimento e suporte à Ebserh, em um esquema de trabalho inédito de 24 horas, todos os dias da semana.

Além da interligação dos hospitais por meio da RGHU, a Ebserh solicitou que à RNP fornecesse um link redundante às unidades, por meio de operadora de telefonia. Esse link garantirá que os hospitais se mantenham conectados à internet em tempo integral, mesmo que haja defeito na rede de fibra ótica da RNP, garantindo a conectividade dos hospitais, até o problema seja sanado.

AGHU

Outra ação da Ebserh na área de Tecnologia da Informação é a implantação do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU). Diferentemente de outros aplicativos, geralmente voltados para os trâmites administrativo e financeiro, o AGHU tem como prioridade o processo assistencial.

A implantação do sistema resulta em mudanças na rotina das instituições. Isso porque, antes de receber o aplicativo, o hospital precisa estar preparado do ponto de vista da organização interna. O número de hospitais universitários usuários do AGHU atingiu a marca de 29.

Fonte: Ebserh

Foto: Comunicação Social/Ebserh