Novo Termo de Referência do PPI em Internet Avançada é aprovado pelo CATI

No início de março, o Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), em votação eletrônica, aprovou o novo Termo de Referência do Programa Prioritário de Informática em Internet Avançada (PPI Internet Avançada), que habilita a RNP, instituição coordenadora do projeto, a captar recursos da Lei de Informática junto a empresas privadas para desenvolver projetos na área.

O Termo de Referência adequa o anterior PPI coordenado pela RNP às diretrizes e objetivos do novo ciclo do Contrato de Gestão (2020-2024) que permitiram ampliar o alcance e integração da RNP. Entre eles, estão a promoção da ciberinfraestrutura como uma infraestrutura compartilhada de pesquisa que provê serviços de desenvolvimento experimentais e inovação de produtos e processos em TIC, em parceria e colaboração com o setor privado.

A adequação também potencializa os resultados da inclusão de novas categorias de organizações usuárias no Sistema RNP, como ambientes de inovação e as empresas inovadoras e com propósito de fazer avançar ações alinhadas às novas metas na pesquisa, desenvolvimento e inovação.
 

“O PPI em Internet Avançada permitirá à RNP captar recursos para desenvolver projetos de seu interesse, alinhados com sua missão. É também uma oportunidade complementar para que a RNP opere como fomentador da interação entre indústria e meio acadêmico, permitindo que a ciência desenvolvida no país possa ser utilizada para atacar problemas concretos”, afirma o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação da RNP (CTIC-RNP), Lisandro Zambenedetti Granville.

Após a aprovação CATI, está em andamento a preparação de um modelo para gestão para o PPI em Internet Avançada, que será submetido ao crivo da Diretoria Executiva da RNP