Novidades no serviço fone@RNP

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- 09/01/2015

O fone@RNP agora conta com um novo dispositivo (appliance) personalizado. Isso representa uma redução no custo de, aproximadamente, 40% por instalação do serviço nas instituições usuárias. Além disso, é mais um passo na transformação do fone@RNP em um produto, que poderá ser comercializado de forma competitiva no mercado.

O dispositivo atual diminui o trabalho para a instalação do serviço, pois, no mesmo hardware, estão reunidos o servidor, as placas E1, o dispositivo de comutação (komuter) e as placas de rede. “Antes, era necessário comprar essas peças separadamente e preparar o equipamento para receber o software do fone@RNP. Não havia um dispositivo pronto com todas as especificações de que precisávamos”, explicou o gerente de Projetos, Hélder Vitorino. 

Outra vantagem é que o dispositivo é 100% de fabricação brasileira. “O funcionamento é simples. Colocamos o aparelho que chamamos de Gateway Transparente, o GWT, entre o PABX da instituição e a operadora telefônica, no link digital E1. Sempre que é possível encaminhar uma ligação pela rede IP e economizar com o custo da ligação a distância, o sistema fará isso de forma automática e transparente, para quem está realizando a chamada”, destacou o especialista em TIC, Alex Galhano. 

Em novembro, o serviço fone@RNP recebeu seis novos clientes: o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI); o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas (IFRS); a Universidade Federal do Cariri - Reitoria (UFCA); e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José (IFSC). Os usuários dessas instituições podem continuar realizando suas ligações sem nenhuma ação adicional, tendo como vantagem a economia gerada pelo serviço do fone@RNP de aproximadamente 30% no valor total da conta telefônica.