Novas unidades NutriSSAN são inauguradas na UFPE e na UNESP

- 21/09/2018

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) inauguram, às 10h da próxima segunda-feira (24), duas novas unidades da Plataforma Digital de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (NutriSSAN). A iniciativa integra a rede de colaboração entre profissionais da área por meio de Grupos de Interesses Especiais (SIG), atividade coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Na instituição pernambucana, a rede será instalada no Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas do Nordeste, localizado na Cidade Universitária da UFPE, em Recife. O assessor sênior da Fian Internacional -  Organização pelo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas, Flávio Valente, fará uma apresentação sobre a necessidade do trabalho de pesquisa para superar as mazelas que impedem a garantia de uma alimentação adequada.

Já o professor e coordenador do centro de pesquisa da UFPE, Pedro Cabral, acredita que o lançamento da rede fortalecerá as pesquisas que vem sendo desenvolvidas pela universidade, além de contribuir para disseminar informações sobre bons hábitos alimentares. “Com a NutriSSAN, conseguiremos aprofundar áreas de estudos em importantes áreas do conhecimento, como a obesidade. Vamos atuar focados na soberania e no direito à alimentação para melhorar o cenário não somente em Pernambuco, mas em toda a região nordestina”, projeta.

Ao mesmo tempo, o Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na cidade de Botucatu, também vai inaugurar sua unidade da NutriSSAN. “Expandir a rede dentro da universidade vai fortalecer a comunicação em todo o campus. Já temos uma unidade em funcionamento em Santos, na Unifesp, e agora estaremos conectados com a UFPE, desenvolvendo pesquisas e contribuindo para que a sociedade tenha acesso a uma alimentação adequada”, explica a coordenadora do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (InterSSAN/Unesp), Maria Rita de Oliveira.

A UNESP fará a retransmissão da inauguração conjunta via internet, por meio do canal da Rede Sans, no Youtube.

Lançamento de Unidades NutriSSAN

Data: 24 de setembro de 2018

Horário: 10h

Recife (PE)

Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas do Nordeste, localizado na Cidade Universitária, em Recife

Botucatu (SP)

Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)