Norte Conectado: RNP inicia contratação do serviço de instalação de cabos ópticos subaquáticos

- 19/03/2021

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) publicou nesta sexta-feira (19/3) o Termo de Referência para a contratação de serviços de instalação de cabos ópticos subaquáticos para o Programa Norte Conectado. A iniciativa é liderada pelo Ministério das Comunicações e tem o apoio da RNP na construção do projeto-piloto, chamado de Infovia 00, que ligará Macapá a Santarém. O prazo final para o envio das propostas é dia 19/4/2021.

O processo para a seleção e contratação de empresa (ADC/10097/2021) visa assegurar a realização, de modo competente, econômico, seguro, e com qualidade da instalação, de uma infraestrutura baseada em cabos de fibras ópticas, que será instalada ao longo do leito de rios da região amazônica, interligando cinco municípios ribeirinhos: Macapá/AP, Almeirim/PA, Monte Alegre/PA, Alenquer/PA e Santarém/PA.

A contratação está em busca de empresas que realizem os serviços técnicos para o transbordo, manuseio e acomodação de cabo óptico subaquático; de construção e instalação das caixas de ancoragem; de transbordo, lançamento, proteção e ancoragem de cabo óptico subaquático; e de pós-instalação de cabo óptico subaquático.

Para mais informações, acesse o Termo de Referência.

Sobre o Programa Norte Conectado

O Programa Norte Conectado visa expandir a infraestrutura de comunicações na Região Norte, por meio da implantação de infovias ópticas subfluviais, sob rios desta região, visando atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário, além de ampliar o acesso à Internet da região. Esta iniciativa é liderada pelo Ministério das Comunicações, que tem o apoio da RNP na construção do projeto-piloto, chamado de Infovia 00, que ligará Macapá a Santarém.