NIC.br implanta primeiro PTT do Brasil no hemisfério Norte em Boa Vista (RR)

- 11/11/2021

O Norte do país passou a contar com mais uma infraestrutura para melhorar a qualidade do acesso à internet na região. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) implantou o primeiro Ponto de Troca de Tráfego (PTT) brasileiro no hemisfério Norte do globo, que fica em Boa Vista (RR). A iniciativa contou com o apoio da RNP, através do seu Ponto de Presença em Roraima (PoP-RR).

Um IX.br é uma interligação em área metropolitana entre a internet comercial e acadêmica, sob uma gerência centralizada. Segundo o NIC.br, a infraestrutura passa a ser uma nova opção para que provedores de acesso e conteúdo, entre outros Sistemas Autônomos, troquem tráfego diretamente, melhorando o desempenho e a qualidade da internet e uma operação mais eficiente como um todo.

Para a RNP, participar do PTT do NIC.br significa oferecer uma melhor experiência do usuário para as instituições acadêmicas da região. “A parceria de longa data entre RNP e NIC.br tem obtido frutos na melhoria do atendimento aos clientes tanto comerciais como acadêmicos”, explica o coordenador de Infraestrutura de Redes da RNP, Helmann Penze.

Sobre o IX.br 

IX.br é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que promove e cria a infraestrutura necessária (Ponto de Intercambio de Internet - IXP) para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a Internet no Brasil. A atuação do IX.br volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet.

Uma das principais vantagens desse modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Para mais informações, acesse a página do IX.br.