Integração e alta disponibilidade: RNP migra Moodle do Colégio Pedro II para a nuvem

- 28/04/2021

A partir de agora, os 14 mil estudantes e 1.300 professores do Colégio Pedro II (CPII) passam a contar com alta disponibilidade no uso do Moodle! Isso porque, na manhã do último sábado (24/4), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) concluiu a migração do ambiente de aprendizagem virtual do colégio para a nuvem. No primeiro dia letivo da semana, a solução já pode ser experimentada por 436 turmas e auxiliar no aprendizado de 6.104 disciplinas.

A ação, primeira de uma série estabelecida por meio de um convênio firmado entre a RNP e o CPII, buscou otimizar a experiência dos usuários na ferramenta de Educação a Distância (EaD), essencial para a instituição neste momento de pandemia. A infraestrutura anteriormente utilizada, operada em outro provedor, não suportava o alto volume de acessos simultâneos e enfrentava problemas de indisponibilidade. Com a migração, o número de máquinas de aplicação, onde o serviço fica instalado, cresceu de uma para quatro, o que garante alta disponibilidade, suportando cerca de dois mil acessos simultâneos.

Outra vantagem conquistada pela adesão à solução em nuvem é a integração com outros serviços da RNP: o Conferência Web, onde serão realizadas todas as aulas remotas do Colégio, com até 140 sessões realizadas simultaneamente; e o Eduplay, maior portal de conteúdo audiovisual para educação e pesquisa no Brasil e substituto para o antigo Vídeo@RNP, que permitirá a transmissão de aulas e o acesso on demand das gravações.

O Diretor de Tecnologia da Informação do Colégio Pedro II, Luiz Pereira, afirma que, por meio da parceria com a RNP, a expectativa é contar com serviços e soluções que ofereçam mais benefícios para sua comunidade. Veja o que ele tem a dizer:
 

“Quando a gente pensa em parceria na TI, a gente pensa sempre primeiro na RNP. Não foi diferente desta vez”.

Diretor de Tecnologia da Informação do Colégio Pedro II, Luiz Pereira

O diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes, também comemora a parceria: "Em 2021, demos início a nossa cooperação com o Colégio Pedro II (CPII), instituição pública federal centenária responsável pela formação de qualidade de tantos brasileiros. No escopo, está previsto o desenvolvimento de ações de segurança da informação, capacitação da equipe de TIC, e como prioridade neste momento, em função das aulas virtuais, foi disponibilizado pela RNP o serviço de Moodle em Nuvem. Como um ex-aluno do CPII, a possibilidade de iniciar esta cooperação, que certamente se tornará perene, fomentando o processo de transformação digital da instituição e consequentemente alavancando a formação de novas gerações, traz um orgulho enorme, e viabilizará uma integração mais ampla da instituição ao Sistema RNP."