Médico brasileiro na Espanha compartilha os desafios do primeiro atendimento infantil dos casos de Covid-19

- 17/04/2020

Dificuldade de uso de máscaras, modificação de salas de espera e grande número de crianças diagnosticadas com Covid-19 em Madrid. Esses foram alguns dos desafios  que o médico brasileiro Tiago Jerônimo dos Santos, residente na Espanha, compartilhou com os cerca de 140 participantes da décima edição do SIG Covid-19 BR, realizada no dia 15/4.

Tiago é endocrinologista pediátrico no Hospital Infantil Niño Jesús e professor doutor da Universidad Autonoma de Madrid, na Espanha. Ele ressaltou os desafios do primeiro atendimento em pediatria, como modificar as salas de espera, que são normalmente projetadas para distrair os pequenos, mas devem, durante a duração da pandemia, permanecer despidas de tapetes, brinquedos, revistas ou outros objetos.

Outro ponto crítico é o uso de máscaras cirúrgicas, impraticável em crianças pequenas. Nesses casos, os pacientes devem permanecer na área externa, aguardando lá o atendimento com o acompanhante, que deve sempre usar a máscara.

O médico também comentou que há vinte vezes mais casos de crianças diagnosticadas com Covid-19 em Madrid do que o registrado na China. Por outro lado, indícios apontam que as crianças transmitem o novo coronavírus em uma taxa muito menor do que se supunha, sendo que em geral a manifestação da doença nas crianças é bastante mais branda do que em adultos.

Ainda durante o encontro virtual, Tiago contou que médicos de todas as especialidades foram convocados em caráter obrigatório para trabalhar na pandemia. Ele destacou a importância do hospital promover uma reestruturação no pré-atendimento, de forma a separar os casos suspeitos de Covid-19 das outras ocorrências.

O SIG Covid-19 BR, da Rede Universitária de Telemedicina - RUTE, foi criado de forma emergencial para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, reunindo pesquisadores e especialistas de todo o mundo.

As sessões do SIG Covid-19 Brasil acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h, no link http://mconf.rnp.br/webconf/rute-sig-covid19-br. Os encontros são destinados aos médicos e pesquisadores na área da Saúde. 

Saiba mais sobre o SIG COVID19 BR