MEC lança plataforma MECPlace para oferta gratuita de soluções educacionais digitais

- 20/06/2022

No fim da tarde do dia 20/6, o Ministério da Educação (MEC) realizou o lançamento do MECPlace (Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais), que busca incorporar, em ambiente aberto, soluções e iniciativas que envolvam tecnologia da informação para apoio às redes educacionais brasileiras (municipal, distrital, estadual e federal) e será disponibilizado gratuitamente às unidades federativas. O ministro da Educação, Victor Godoy, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, participaram da cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

A RNP é parceira do MEC na iniciativa, que faz parte da Política Nacional de Recuperação da Aprendizagem, e disponibilizará, dentro do MECPlace, o NasNuvens e suas ofertas gratuitas. O portal une, em um mesmo local, a consultoria, a gestão, a contratação de soluções e infraestrutura em um modelo totalmente pensado para o setor da educação.

Em seu discurso, o ministro Victor Godoy enfatizou a importância das parcerias com estados e municípios para minimizar dificuldades de acesso à tecnologia e dispositivos digitais por parte dos estudantes da rede pública.

“Qualquer desafio de infraestrutura e de conectividade passa, necessariamente, por uma articulação União, estados e municípios. O que estamos fazendo nessa perspectiva é fortalecer a colaboração, levando aos entes processos estruturados de implantação de tecnologia”, afirmou Godoy.

*Com informações da ASCOM/MEC