MEC amplia a videocolaboração para Ifes e IFs com apoio da RNP

- 20/03/2020

Para  fazer  frente  ao  crescimento  da  demanda  de  comunicação  e  colaboração  nos próximos  dias,  o Ministério da Educação (MEC) aprovou a proposta da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de ampliação dos serviços de videocolaboração e de infraestrutura para ensino a distância que possam ajudar a reduzir o impacto causado pelas mudanças no dia a dia das instituições de ensino (IFES e IFs) provocadas pela pandemia de Covid-19.

Estamos ampliando a capacidade total do serviço de 1700 acessos simultâneos para 10.000 nos próximos dias. Essa ampliação prevê a oferta de 15 salas de reuniões simultâneas de Conferência Web para cada instituição de ensino, onde cada sala pode receber até 75 participantes. Antes eram 10 salas simultâneas, com o mesmo número de pessoas.

Número de acessos simultâneos passam de 1.700 para 10.000

A RNP vai ampliar ainda a capacidade do serviço de videoconferência de 10 para 30 salas virtuais, com até 15 pontos remotos em cada sala. Além disso, com o aporte de recursos adicionais do MEC, será ofertado pela organização social 100% mais capacidade de armazenamento, com 11 Terabytes para  conteúdos  digitais de  aulas  ou  objetos  educacionais multimídia no serviço Vídeo@RNP.

Salas virtuais: de 10 para 30

 

A RNP está trabalhando para disponibilizar a ampliação dos serviços conforme a demanda das instituições.

Se você é gestor de um Instituto Federal ou Instituição Federal de Ensino Superior e deseja apoio da RNP, entre em contato com nosso Service Desk pelo e-mail atendimento@rnp.br ou pelo Telefone/WhatsApp 0800 722 0216.

Conheça os serviços da RNP:

Conferência Web: O serviço é ideal para reunir um grupo de usuários com um objetivo em comum, como um projeto, ideia ou trabalho específico. Dispõe de fácil agendamento e envio de convites.

Videoconferência: Permite que os usuários de instituições clientes possam realizar reuniões entre participantes que estão distantes geograficamente por meio de salas virtuais. Para isso, basta você conectar seu computador a uma televisão disponível na sua instituição, utilizando um navegador web. Também é possível usar dispositivos móveis, como smartphones e tablets, de uma maneira muito simples, sendo necessário apenas um headphone, um microfone e uma câmera. É muito empregado pela Rede Universitária de Telemedicina (Rute), considerada a maior iniciativa em ensino e pesquisa em telessaúde da América Latina e uma das maiores do mundo. A Rute possui 139 unidades em operação, com 400 hospitais participantes e mais de 560 sessões colaborativas por ano. 

Filesender@RNP: Possibilita a troca de arquivos de 300 GB de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem enviou o arquivo.

Video@RNP: Com ele, a instituição consegue compartilhar conteúdo audiovisual de modo gratuito e seguro, em qualquer lugar, a qualquer hora. A plataforma reúne quase 30 mil vídeos relacionados a ensino, pesquisa, saúde e cultura, com acesso gratuito e que permite, também, transmissões ao vivo de streaming de eventos e transmissão de sinal de TV e de Rádio.