Mato Grosso realiza terceira edição do Workshop de Tecnologias de Redes

- 01/10/2021

O Ponto de Presença da RNP no Mato Grosso (PoP-MT), em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), anuncia mais uma edição do Workshop de Tecnologias de Redes (WTR-MT). Em formato 100% online, o evento acontece nos dias 5 e 6 de outubro e é voltado para gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado do Mato Grosso.

Para a edição deste ano, o evento apresentará uma grade de peso. No primeiro dia, os participantes poderão acompanhar o curso NIC - Tutorial de Segurança focado em Hardening, onde irão explorar os incidentes de segurança mais recorrentes e também entender como um administrador de redes pode se proteger através de técnicas de hardening de equipamentos, e um tutorial focado em Privacy by Design, metodologia criada nos anos 90 que pensa a proteção de dados dos usuários desde a concepção e planejamento do projeto de desenvolvimento de sistemas e produtos, e que tem ganhado destaque por conta da Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD).

Já no dia 6, a grade contará com diversas palestras com temas, como: Golpes cibernéticos em tempos de pandemia, Panorama Segurança no estado de Mato Grosso, Como inovar no setor Público, Segurança e IoT, Como implementar um Programa de Governança em Privacidade, Criminal minds em Tecnologia da informação, entre outros, além de um painel sobre as mulheres na gestão de TI, com moderação da vice-coordenadora da UFMT, Eunice Pereira dos Santos Nunes.

"O Workshop de Tecnologia de Redes (WTR) promovido pelos Pontos de Presença da RNP é um importante meio de comunicação e compartilhamento entre a RNP e a comunidade acadêmica. É um evento que reúne técnicos e gestores de TI em torno de problemas e soluções tecnológicas no contexto universitário. O WTR/MT de 2021 tem como foco a segurança da informação, tema muito presente nos dias atuais devido aos inúmeros casos de ataques cibernéticos sofridos por diversos órgãos de governo. Assim, esperamos o evento contribua para enriquecer a discussão e o conhecimento dos nossos técnicos e gestores a respeito da segurança da informação no contexto da academia e ainda, que o evento sirva de espaço para divulgação dos serviços e oportunidades da nossa rede acadêmica e de pesquisa.", finaliza o professor Allan Gonçalves, coordenador administrativo do PoP- MT.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://wtr.rnp.br/pop-mt/