Maranhão realiza 2º Workshop de Tecnologias de Redes

- 24/09/2021

O Ponto de Presença da RNP no Maranhão (PoP-MA), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizam, nos dias 29 e 30/9,  mais uma edição do Workshop de Tecnologias de Redes (WTR-MA). Em formato 100% online, o evento é voltado para gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado.

Para a edição deste ano, teremos nove palestras, além de um minicurso a respeito de Privacy by Design, metodologia criada nos anos 90 que pensa a proteção de dados dos usuários desde a concepção e planejamento do projeto de desenvolvimento de sistemas e produtos, e que tem ganhado destaque por conta da Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD). A moderação será feita pelo coordenador administrativo do PoP-MA/RNP, José Ribamar Santana Netto.

"O 2º Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP no Maranhão (WTR-PoP-MA) é um evento de grande importância porque a sociedade maranhense tem uma grande demanda de conectividade e serviços de redes. A RNP, ao apresentar e discutir tecnologia de redes utilizadas na ciência, educação e saúde; amplia os horizontes do nosso Estado para uma transformação digital e social. Depois de 7 anos do primeiro Workshop estamos retornando com esse evento para não mais parar e ser uma referência para a TIC do Estado do Maranhão", explica Netto.

Entre os temas que serão abordados no evento, estão: Sistema RNP, Evoluções da Rede Ipê e Redecomep, Escola Superior de Redes, Transformação Digital na pandemia, IX.br - Como um Internet Exchange Point pode melhorar a internet de uma localidade?, PeeringDB – Update, DNS Anycast RNP e LGPD em 10 passos segundo metodologia da RNP.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://wtr.rnp.br/pop-ma/