Lançamento da Infovia 00 do Programa Norte Conectado é concluído

- 04/02/2022

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) finalizou o lançamento do cabo óptico subfluvial da Infovia 00, projeto-piloto do Programa Amazônia Integrada Sustentável, que integra o Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações. O trabalho foi iniciado em 20/1, em Macapá (AP), e passou por Almeirim, Monte Alegre e Santarém até chegar ao seu destino final, Alenquer (PA). Ao todo, foram lançados 705 km de cabos em fibra óptica no leito do Rio Amazonas. No mesmo período, também foram instalados contêineres (data centers) nessas localidades.

Após a etapa de lançamento do cabo, foram feitos os últimos trabalhos de passagem dos cabos terrestres nas caixas de ancoragem e, destas, até os contêineres. Em seguida, terá início a etapa de instalação dos equipamentos do Sistema DWDM, para a iluminação da rota e oferecimento dos serviços de conectividade na região, prevista para iniciar ainda no mês de fevereiro.

Baixo impacto ambiental

O projeto é considerado de baixo impacto ambiental, uma vez que usa os leitos dos rios para chegar até a população e não requer desmatamento, caso a instalação dos cabos fosse feita por via terrestre.

Antes de seu lançamento, foi necessário um Estudo de Rota Aprimorada, que avaliou as condições do leito do rio para traçar a melhor rota a ser percorrida pelo cabo. “Foi feito um levantamento detalhado ao longo do trajeto planejado, para verificar as características geométricas e materiais desse percurso. Isso exigiu uma operação especializada, que precisou ser realizada com bastante cuidado e atenção, ao mesmo tempo que necessitou manter a sua continuidade, mesmo em momentos difíceis de pandemia”, explica Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia & Operações da RNP.

O projeto-piloto contou com um investimento de R$ 94 milhões e conecta os municípios de Macapá, Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer, entre si, por quatro segmentos de cabo, de forma independente.

A RNP é a responsável pela execução da Infovia 00, e contou com os serviços dos seguintes parceiros: Navegação Prates, proprietária da embarcação e responsável pelo lançamento do cabo; a Manaós, responsável pela ancoragem do cabo; e a EGS, pelo controle da rota e da batimetria (medição da profundidade do rio), além do apoio das prefeituras e universidades públicas locais para a sua implantação.

Impacto social

Com a Infovia 00, a estimativa é de que mais um milhão de pessoas na região Norte sejam beneficiadas com internet de alta velocidade, principalmente as comunidades ribeirinhas, tornando possível o desenvolvimento da região e o fortalecimento de políticas públicas de educação, saúde e segurança.

Também promove a inclusão digital nos municípios que atende, uma vez que a sua operação e manutenção serão realizadas por um Operador Neutro, estruturado na forma de um consórcio aberto de operadoras e provedores, que poderão fazer uso de fibras ópticas do cabo implantado.

“Este modelo de negócios permite o aproveitamento das fibras para o atendimento tantos do setor público como do privado. Ou seja, dessa forma, operadoras e provedores podem usufruir dessa infraestrutura e prestar serviços de telecomunicações para a população em geral nestas localidades da região Norte”, explica Eduardo Grizendi.

Sobre o Programa Norte Conectado

O Programa Norte Conectado é liderado pelo Ministério das Comunicações (MCOM), e prevê a construção de infovias usando os leitos dos rios amazônicos, a fim de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Norte.

Serão oito infovias nos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco, alcançando uma cobertura total de cerca de 12.000 km, interligando 58 municípios diretamente e atendendo a uma população de cerca de 10 milhões de habitantes.

O programa é uma ação que conta também com outros ministérios parceiros - de Educação (MEC) e a de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além do apoio do Conselho Nacional de Justiça e do Senado Federal.

Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/mcom/pt-br/assuntos/norte-conectado.