Lançado o Desafio RNP e Microsoft em Inteligência Artificial

- 15/02/2019

Foi lançado, no dia 14/2, um edital que visa explorar tecnologias e gerar conhecimento em Inteligência Artificial (IA). Fruto de uma parceria da RNP com a Microsoft, o desafio é direcionado para a comunidade de pesquisa em tecnologias de comunicação e colaboração (TICs), além de startups brasileiras que trabalhem nas temáticas propostas.

O processo do edital passa pelos temas trabalhados nos comitês técnicos da RNP e terão por parte da Microsoft o apoio de suas ferramentas tecnológicas, de suporte especializado e da documentação dessas ferramentas no desenvolvimento dos projetos. Serão selecionados até dois projetos em cada eixo temático:

•             Monitoramento de redes

•             Gestão de identidade

•             Videocolaboração

 "O Desafio RNP e Microsoft: P&D em Inteligência Artificial está sendo uma grande oportunidade de desenvolver pesquisa aplicada em conjunto com os comitês técnicos, mobilizando a comunidade acadêmica e especialistas em IA da Microsoft. Buscamos juntos que estes conhecimentos sobre Inteligência Artificial sejam disseminados para a comunidade de ensino e pesquisa e também que os projetos de P&D deste desafio possam utilizar as tecnologias para explorar possíveis soluções iniciais para a geração de impacto positivo para a sociedade”, explica André Marins, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP.

Cada projeto terá disponível até três mil reais mensais, ao longo de seis meses, para contratação de um ou dois alunos, além de recursos para demonstração no WRNP 2019, a ser realizado em Gramado, nos dias 6 e 7 de maio.

Os pesquisadores interessados devem submeter proposta até o dia 1/3.

O edital completo e o formulário para submissão das propostas podem ser acessados na área de editais, na página de P&D, no site da RNP.