Joinville e Salvador recebem unidades da Rede Universitária de Telemedicina

Na próxima terça-feira (5/9), às 11 horas, duas novas unidades da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) serão inauguradas: uma em Joinville (SC), no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, e a outra em Salvador (BA), no Hospital do Subúrbio. As novas salas de videoconferência, equipadas com tecnologias de última geração, trazem novas possibilidades em pesquisa, ensino, teleconsultorias, assistência médica a distância e possibilitam a interação entre profissionais da saúde de todo o Brasil.

A cerimônia de inauguração entre as duas unidades contará com a presença do coordenador nacional da Rute na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Luiz Ary Messina, além de professores e residentes do curso de medicina. Com as inaugurações nesses dois hospitais de ensino, a Rute contabilizará 130 unidades de telemedicina no país.

Para André Gusmão, coordenador de ensino e pesquisa do Hospital do Subúrbio, a chegada da telemedicina vai trazer uma evolução nos serviços oferecidos pelo hospital. “Estamos com a perspectiva de melhorias assistenciais, fruto da maior interação entre a equipe do Hospital do Subúrbio com profissionais de outras regiões, trocando experiências e permitindo o aprendizado colaborativo. Sem contar que o grande beneficiário final é o paciente”, ressalta.

A nova sala inaugurada terá capacidade para 40 pessoas. A inauguração do espaço é a última etapa para a inclusão do Hospital do Subúrbio na Rute. “É por meio dela que os grupos especiais de interesse, os chamados SIGs, realizarão seus encontros regulares. Nós propusemos a criação de dois grupos, um em Bioética e outro em Medicina Crítica. Com isso, o hospital entra no rol da colaboração, assistencial e científica, dos serviços de saúde do meio educacional do país”, finaliza o coordenador.

Já em Joinville, a expectativa é de que a unidade de telemedicina viabilize capacitações, melhores práticas de atendimento e ofereça assistência para os profissionais da instituição. “Toda essa estrutura servirá para o aperfeiçoamento e beneficiará, principalmente, os pacientes, que terão profissionais mais preparados para atendê-los”, comenta Jaqueline Barp, uma das coordenadoras da RUTE no hospital.

A sala do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt poderá ser usada pelos programas de residência e demais profissionais que atuam na instituição. Ao todo, o hospital conta com 68 médicos residentes nas especialidades de cardiologia, clínica médica, cirurgia geral, medicina intensiva, entre outros; 20 multiprofissionais residentes (nas áreas de enfermagem, farmácia, psicologia, fisioterapia e nutrição) e 321 profissionais das demais especialidades.

Sobre a Rute

A Rede Universitária de Telemedicina é considerada uma das maiores iniciativas em telessaúde do mundo. Coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o programa atualmente contempla 130 unidades de telemedicina em operação por todo o Brasil. A rede também possui cerca de 50 Grupos de Interesse Especial, compostos por profissionais de várias especialidades e subespecialidades da saúde.