Instituto Metrópole Digital sedia Workshop de Tecnologia de Redes

Nos dias 22 e 23/8, o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) receberá o I Workshop de Tecnologia de Redes do estado, organizado pelo Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Norte (PoP-RN).

Com o tema “Soluções de conectividade para o Rio Grande do Norte”, o objetivo do evento é promover o encontro de técnicos e gestores de TIC das universidades e institutos federais atendidos pela rede acadêmica no estado, de parceiros da rede metropolitana de Natal (GigaNatal) e do projeto da rede Giga Metrópole, além de provedores locais, para troca de experiências e conhecimento.

Monitoramento, gerenciamento, operação e segurança de redes são alguns dos assuntos abordados pela programação, que também oferece três minicursos de capacitação – IPv6 básico; técnicas e ferramentas para análise de vulnerabilidades; e concepção e operação de redes MetroEthernet e redes ópticas passivas – direcionados prioritariamente aos técnicos das instituições parceiras do PoP-RN.

O evento contará com a participação da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; do diretor do IMD Ivonildo do Rêgo; do coordenador administrativo do PoP-RN, Sergio Fialho; do coordenador técnico do PoP-RN, Edson Moreira; e do coordenador do projeto Smart Metrópole, Frederico Araújo, como palestrantes. A RNP fará apresentações sobre as soluções de conectividade para o RN, a formação de equipes de resposta a incidentes de segurança e modelos de gestão de redes metropolitanas.

O workshop também contará com a presença de representantes de diversas secretarias estaduais e municipais que participarão de mesas redondas, para discutir as práticas desenvolvidas nas suas localidades e que envolvem a rede Giga Metrópole e a GigaNatal.

Visite a página do evento em: wtr.pop-rn.rnp.br.