Inova RS lança projeto de identidade digital para ambientes de inovação

O programa Inova RS da região Metropolitana e Litoral Norte, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está promovendo um projeto piloto para criação de uma Identidade Digital para usuários dos ambientes de inovação do ecossistema gaúcho (Inova ID-RS), com o objetivo de possibilitar a colaboração e o compartilhamento de diversos serviços dentro de uma federação composta por estes atores em um ambiente seguro. Com sua identidade digital federada, empreendedores e outros usuários poderão facilmente provar quem são ao acessar os serviços online da federação.

O primeiro encontro de encaminhamentos ocorreu virtualmente no dia 27 de julho e contou com a presença dos diretores dos cinco ambientes de inovação convidados a participar deste piloto: Pedro Valério, do Instituto Caldeira; Rafael Prikladnicki e Leandro Pompermayer, do Tecnopuc; Sandra Schafer e Marina Bohrer da Tecnosinos; Ana Paula Matei, do Parque Zenit/UFRGS; e Manuela Bruxel, do Feevale Techpark; além da equipe gestora do projeto. A abertura institucional do encontro foi realizada de forma síncrona pelo Secretário-Adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Ricardo Bastos, e de maneira assíncrona pela Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Iara Machado.

Na ocasião, foi feito um alinhamento de expectativas e resultados esperados deste projeto piloto e já se gerou o cronograma conjunto de trabalho, onde todos os ambientes de inovação irão cooperar ativamente com a equipe da RNP e do Inova RS, até dezembro de 2021. A próxima atividade será um treinamento sobre federação de identidade e, posteriormente, será iniciado o processo de Design Thinking com todos os participantes para poder dar o início ao desenvolvimento tecnológico.

“Para a RNP, é uma oportunidade de trabalhar junto com o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul na construção de uma federação de Identidade digital, utilizando nossa experiência exitosa com a comunidade acadêmica. Acreditamos que esse projeto promoverá uma integração desse ambiente e propiciará uma maior interação entre a academia e as empresas emergentes. O seu aspecto inovador também é um ponto importante, pois essa solução poderá ser aproveitada para outras comunidades”, declara a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado.
 
O que é o Inova RS?

O Inova RS foi lançado em agosto de 2019 pelo Governo do Rio Grande do Sul e regulamentado pelo Decreto n. 54.767/2019. O programa é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e tem como objetivo tornar o estado uma referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.