Iniciativas do MinC são apresentadas em encontro com os cinemas universitários

Categoria
- 03/07/2015

O secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, e sua chefe de Gabinete, Sara Rocha, apresentaram os programas estratégicos da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) no último dia da capacitação dos cinemas universitários, que aconteceu na Escola Superior de Redes (ESR) de Brasília, entre os dias 30/6 e 1º/7.

Entre as iniciativas abordadas, estão a retomada do programa Olhar Brasil, que prevê a constituição da Rede Nacional de Formação Técnica e Apoio à Produção e à Inovação Audiovisual Regional, e a Rede Nacional de Difusão do Audiovisual Brasileiro, como parte da Programadora Brasil.

“Há uma tecnologia social a ser trabalhada. Temos que pensar na possibilidade de investir no que não sabemos gerir. Vamos aprender errando. As soluções ainda não estão definidas. Desejo boa sorte a vocês, bandeirantes disso”, afirmou Pola ao destacar a interação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) com o audiovisual.

O público que assistiu a fala do secretário é composto por representantes das seis instituições recém incorporadas ao Cinemas em Rede, projeto desenvolvido pela RNP em parceria com o MinC: as universidades federais de Ouro Preto (UFOP), de Pelotas (UFPel), de São Carlos (UFSCar), do Espírito Santo (UFES), de Goiás (UFG) e da Paraíba (UFPB). Apesar de não ter participado do encontro, a Universidade Federal Fluminense (UFF), com seu Cine Arte UFF, também foi incorporada nessa rodada da iniciativa.

Além do secretário e da chefe de Gabinete da SAV, estiveram no encontro o assessor especial do MinC, Fred Maia, as coordenadoras de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual, Sylvia Bahiense e Gabriela Caetano, e o representante regional do MinC no Sudeste, Osvaldo Emery.