Inatel promove evento sobre redes móveis 6G no Brasil

Na sexta-feira (11/2), a partir das 9h, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) promove o workshop Brasil 6G, para apresentar os principais resultados das pesquisas realizadas até o momento e as aplicações previstas para a próxima geração das comunicações móveis.

O evento celebra o Projeto Brasil 6G, iniciativa que reúne diversas instituições de pesquisa, para criar um ecossistema favorável para o desenvolvimento de uma nova rede de comunicações móveis no país.

Fazem parte da programação o coordenador de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), Luciano Leonel Mendes, e os especialistas do CRR Daniely Gomes Silva e Juliano Silveira Ferreira; o pesquisador da Universidade de Oulu, na Finlândia, e diretor do projeto 6G Flagship Matti Latva-Aho; o professor do Inatel, José Marcos Brito; o coordenador do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access (WOCA), Arismar Cerqueira Sodré Junior; a pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Michelle Soares Pereira Facina; o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Aldebaro Klautau; e o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Flávio de Oliveira Silva.

Para ver a programação e se inscrever, acesse o site do Inatel.

Sobre o Projeto Brasil 6G

O projeto Brasil 6G faz parte do PPI - Programas e Projetos Prioritários de Informática, coordenado pela RNP e executado junto ao Inatel, ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e universidades. O projeto teve início em fevereiro de 2021 e terá a duração de dois anos. O objetivo é a construção de um ambiente de experimentação (testbed) de novas aplicações em redes móveis 6G e além.