Governo da Paraíba firma convênio com Finep para extensão de rede estadual

- 27/05/2021

O Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), assinou um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para dar continuidade à construção da Rede Paraibana de Alto Desempenho, a Repad, uma infovia estadual que, nas próximas fases do projeto, poderá se estender a 49 cidades paraibanas, interligando instituições de pesquisa e ensino superior no interior do estado.

A Repad é um empreendimento do governo estadual, por meio da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, que por sua vez tem um acordo de cooperação firmado com a RNP. Atualmente em sua primeira fase, a infovia passa pela rota de Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande, com 281 quilômetros de fibra óptica, e 88 instituições conectadas.

No acordo de cooperação com a RNP, estão sendo construídas quatro redes metropolitanas, nas cidades de Santa Rita, Patos, Sousa e Cajazeiras (PB). Com o recurso recebido pela Fapesq da Finep, a infovia poderá ser estendida, já na segunda fase, em um trecho de longa distância de cerca de 200 km entre Campina Grande e Patos. 

Para o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, o acordo com a Fapesq para a implantação da Repad trouxe grandes benefícios já em sua primeira fase: o compartilhamento da rede metropolitana de João Pessoa e a implantação de canais em fibra óptica de altíssima velocidade, a 100 Gb/s, entre João Pessoa e Campina Grande. 

“Nas próximas fases, construiremos redes metropolitanas e trechos de longa distância e, com isto, aumentaremos a capilaridade da infraestrutura óptica para atendimentos às nossas instituições usuárias no estado”, declarou o gestor.