Gestão de Identidade: O que é e por que é importante?

- 18/02/2022

A gestão de identidades (Identity Management ou GId) ou a gestão de identidades e de acesso (Identity and Access Management) consiste em um conjunto de processos e tecnologias para gerenciar identidades de pessoas, serviços e coisas, bem como o relacionamento e a confiança entre essas. Esse recurso pode ser usado para garantir a identidade de uma entidade e para prover procedimentos de autenticação, autorização, responsabilização e auditoria. 

Diante da transformação digital acelerada, decorrente da pandemia da Covid-19, da constante evolução de tecnologias, das necessidades de usuários e de empresas por segurança, proteção de dados pessoais e usabilidade, a área de GId se mostra relevante e desperta interesse da academia, do governo e das empresas. 

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oferece à comunidade acadêmica brasileira alguns serviços ligados à GId, sendo estes:

  • Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)
  • Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu)
  • Eduroam
     

Comitê Técnico de Gestão de Identidade 

O Comitê Técnico de Gestão de Identidade (CT-GId), composto por membros da RNP e da comunidade acadêmica, foi constituído pela RNP em 2010 e tem como missão a prospecção soluções de gestão de identidade inovadoras e embasadas em pesquisas de médio e longo prazo para o sistema RNP, promovendo a cultura, conscientizando e incentivando o uso de identidades digitais no Brasil.

Essa prospecção visa se tornar uma fonte de referência e apoiar as atividades do Comitê Assessor de Gestão de Identidade (CA-GId) da RNP, o que pode gerar impacto direto para RNP e suas instituições usuárias. 

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está com o edital aberto para o Programa de Gestão de Identidades 2022. Convidamos grupos de pesquisa com experiência na área de Gestão de Identidades (GId) para apresentarem propostas de estudos conceituais ou de execução de provas de conceito que contribuam para a prospecção e identificação de desafios de PD&I na área de GId.

Acesse o edital do Programa de Gestão de Identidades 2022.

Fonte: Relatório de Visão de Futuro Comitê Técnico de Gestão de Identidade - (CT-GId).