Fórum RNP 2017 homenageia construtores da internet no Brasil

- 19/10/2017

Dentro das comemorações dos 25 anos de internet no Brasil, o Fórum RNP 2017 prestou uma homenagem a professores, acadêmicos e representantes de instituições contribuíram para a implantação da internet no país.

Foram convidados para compor o painel comemorativo o diretor técnico do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Alexandre Grojsgold; o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko; um dos fundadores da RNP, Tadao Takahashi; e Ivan Moura Campos, ex-secretário de Política de Informática e co-fundador da startup Hekima.

Os participantes foram convidados a lembrar acontecimentos curiosos sobre o início da história da internet no Brasil. O segundo brasileiro nomeado para o Internet Hall of Fame e um dos fundadores da RNP, Eduardo Tadao Takahashi, relembrou como foi o processo da conexão entre o Rio de Janeiro e São Paulo para o evento internacional ECO-92. “A realização da ECO-92 foi um choque de seriedade. Ela teve essa caraterística importante de conseguir colocar no ar uma infraestrutura técnica em um evento que era basicamente político”, afirmou.

Os painelistas trouxeram reflexões sobre como a tecnologia é uma poderosa aliada para formar novos pesquisadores. “Estamos em uma época de formar intelectuais inquietos e temos a tecnologia ao nosso lado. O mundo é bem melhor agora”, avaliou Ivan Moura Campos. “Mas estamos cada vez mais superficiais, usamos uma linguagem na internet que remete aos hieróglifos", ponderou Getschko, que completou com uma fala do escritor Millor Fernandes: “é melhor ser pessimista do que otimista. O pessimista fica feliz quando acerta e quando erra”.

Reconhecimento

"A RNP e suas parcerias tornaram-se imprescindíveis para o desenvolvimento do nosso país”, declarou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na abertura do evento. O ministro destacou a atuação da organização em ampliar o acesso à internet em território nacional. “Em um momento em que a internet passa a ser o núcleo central de qualquer ação governamental, a RNP consolida sua importância dentro da nossa economia e da gestão pública, em qualquer uma de suas dimensões”, disse Kassab.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou ainda o andamento da Estratégia Digital Brasileira. Uma consulta pública está aberta desde agosto para recolher propostas de modernização da internet no Brasil. A iniciativa é de um Grupo de Trabalho interministerial formado por nove pastas e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a coordenação da Secretaria de Política de Informática (Sepin/MCTIC).

Futuro Imediato

Keynote speaker do Fórum RNP 2017, o professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Conselho do Porto Digital, Silvio Meira fez uma apresentação com o tema “Sinais do Futuro Imediato: Internet das Coisas, Plataformas, Mercados em Rede e Transformação Digital”. Na palestra, o cientista e empreendedor abordou as mudanças que a transição para a uma nova era industrial está provocando no mundo.

“Essa transição deve mudar completamente o papel de pessoas no processo de fabricação, distribuição e consumo. No momento em que conectamos o que a empresa faz com como aquilo é feito, fechamos toda uma cadeia de valor e serviço de pessoas e instituições”. Segundo o professor, existem três chaves para o futuro imediato: Internet das Coisas, Internet de Tudo e Apis, que são interfaces de programação de aplicativos. Segundo o pesquisador, essas ferramentas vão levar a noção de plataformas digitais para praticamente tudo o que é feito, em todos os lugares.

Para saber mais sobre os painéis e iniciativas discutidas no Fórum RNP 2017, veja a cobertura completa do evento em forum.rnp.br.