Fapeal realiza 1º Workshop de Tecnologia de Redes em Alagoas

Categoria
- 31/07/2017

Na última sexta-feira (28/7), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), gestora do Ponto de Presença da RNP no estado, realizou o Workshop de Tecnologia de Redes (WTR) em seu auditório, em Maceió. Este foi o primeiro evento realizado em Alagoas, que reuniu gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado, entre elas a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento entre instituições regionais e promover discussões de alto teor técnico, para a troca de conhecimentos e experiências. A programação trouxe temas atuais do universo de redes, como IPv6, monitoramento, segurança da informação e serviços avançados de TIC.

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, ressaltou a importância das atividades de fomento à pesquisa e inovação tecnológica no estado. “A parceria com a RNP permitiu conectar a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), inclusive em outros espaços do estado, como o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que faz pesquisa, possui uma interação grande com a universidade federal e um laboratório importante”, afirmou Fábio Guedes.

O diretor da Fapeal destacou ainda a necessidade de expansão da rede acadêmica para o interior e a parceria com o governo estadual. “Na Ufal, a quantidade de pesquisadores cresce exponencialmente, fora o desafio da conexão dos pacotes de serviços para o interior do estado. Em Arapiraca, por exemplo, o consumo de dados vai aumentar porque há campi em processos de evolução, isso em relação ao cliente Ufal e aos demais”, disse Guedes.

A programação do WTR-AL teve palestras da equipe técnica do PoP-AL sobre os serviços avançados de TIC ofertados às instituições, as ações de monitoramento de redes e de adesão ao IPv6 no estado. O evento ainda contou com apresentações da RNP, entre elas a do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), que trouxe um panorama da segurança da informação e de combate à atividade maliciosa.

Saiba mais sobre o evento em wtr.pop-al.rnp.br.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Fapeal.