ESR oferece workshop sobre a metodologia Scrum no WTICIFES 2018

Categoria
- 26/06/2018

Por meio da Escola Superior de Redes (ESR), 35 gestores de TI de instituições federais de ensino superior (Ifes) de todo o país participaram do workshop ‘Fundamentos do Scrum: Introdução a Métodos Ágeis’, no WTICIFES 2018, em Foz do Iguaçu (PR). O mini-curso, com duração de oito horas, teve o objetivo de apresentar o conceito, a filosofia e a utilização da ferramenta na execução de projetos, através do conhecimento teórico e atividades práticas.

O Scrum é uma metodologia de gerenciamento de projetos ágeis que, embora tenha sido concebida para facilitar o desenvolvimento de softwares, teve sua aplicação expandida para projetos em geral. Para o professor da ESR, Rodrigo Costa, responsável por ministrar o workshop no evento, o conhecimento da metodologia é importante devido aos desafios com a natureza da definição dos projetos. “Os métodos ágeis não substituem as metodologias tradicionais, mas aparecem para complementá-las. A estrutura proposta pelo Scrum possibilita que a equipe consiga ter uma clareza maior, desde as etapas iniciais, do que deve ser feito durante a execução de projetos complexos”, explicou.

Como o tempo disponível para apresentação do workshop no XII WTICIFES era inferior à duração normal dos cursos da ESR, houve uma preocupação em adaptar o seu conteúdo ao tempo limitado, sem perder a qualidade. Segundo o diretor do NTI/UFAC e coordenador do evento, Edvandro Reckziegel, apesar da carga horária reduzida do workshop, o feedback dos alunos foi positivo, sobretudo em relação ao conteúdo e à didática utilizada. Além disso, Edvandro salientou os esforços da ESR/RNP para realizar o curso, já que é uma modalidade diferente das quais ela costuma oferecer. “Considero que foi uma experiência positiva, que fica como referência para a realização de novos mini-cursos em outros eventos semelhantes”, concluiu Edvandro.

Um dos participantes do curso foi o analista de Tecnologia da Informação da Universidade de Alagoas, Italo Silva. Para ele, os conhecimentos abordados no workshop servem para aperfeiçoar e agilizar o processo de desenvolvimento e entrega de projetos. “A gente trabalha com uma equipe reduzida, e esses conhecimentos servem para dar agilidade aos projetos. O curso ofereceu atividades dinâmicas e foi extremamente importante para a troca de experiência entre os profissionais da área”, afirmou.

WTICIFES

O Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (WTICIFES) é um encontro anual, realizado com o intuito de estimular a troca de conhecimento entre os profissionais de TI. Este ano, o evento chegou à sua 12ª edição e teve como tema ‘O papel estratégico da TI para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão’. Cerca de 150 pessoas, entre diretores, pró-reitores e especialistas das áreas de TIC das Instituições Federais, participam do evento, que acontece desde 2006. Durante os quatro dias de evento, foram oferecidos workshops, debates e palestras com o propósito de incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as instituições.

Crédito foto: WTICIFES 2018