Especialistas discutem projetos de cooperação internacional em redes 5G no 3º Webinar CooperaTIC

- 12/04/2019

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (CTIC/RNP) promoverá, no dia 17 de abril, o 3º Webinar CooperaTIC. A atividade é desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Redes (ESR) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e vai abordar temas relacionados à inovação na área de redes móveis de quinta geração (5G).

A realização permitirá que especialistas possam apresentar e debater os desafios impostos pelo padrão 5G, como o potencial de desenvolvimento e implantação de novas funcionalidades, com o objetivo de atender pesquisadores, alunos e professores da área de redes de computadores e comunicação sem fio. A adoção de redes 5G, no Brasil, está prevista para o ano de 2020.

“Um grande esforço vem sendo empregado para superar os desafios inerentes ao padrão 5G, tais como alta disponibilidade, redução de custos, baixa latência e eficiência energética. Além disso, desafios como ampliação da cobertura em áreas rurais, sem degradação do serviço, e flexibilização do gerenciamento dos dispositivos de transmissão surgem como tópicos de extrema relevância e potencial para inovação. Com a realização do webinar, queremos expandir a discussão sobre esses desafios”, explica o coordenador do CTIC/RNP, Lucas Bondan.

Entre os convidados para o debate, estão pesquisadores com ampla experiência na área de comunicação sem fio, representantes dos projetos 5G-Range e Futebol, ambos desenvolvidos no âmbito da 3ª e 4ª chamadas de cooperação internacional entre Brasil e União Européia.

Os interessados em aspectos relacionados aos desafios na ampliação da cobertura em áreas rurais e aplicação de novas tecnologias para a ampla difusão do 5G podem acompanhar a transmissão, pela página da ESR (https://esr.rnp.br/webinar/ctic-rede5g)

Palestrantes convidados

[[{"fid":"29026","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"style":"width: 100px; height: 133px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"},"link_text":null}]]Luciano Leonel Mendes (Inatel)

Bacharel em Engenharia Elétrica e Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Luciano concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2007. Desde 2001, é professor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Foi coordenador de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, merecendo destaque aqueles voltados para TV Digital com apoio da Finep e RNP. Entre 2013 e 2015, Luciano coordenou um projeto de pós-doutorado, com o apoio do CNPq, na Vodafone Chair Mobile Communications Systems, localizada na Technische Universität Dresden, Alemanha, na área de esquemas de modulação digital para a quinta geração de redes móveis celulares. Atualmente, ele coordena as atividades de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), sendo o responsável pelas pesquisas em 5G neste projeto. Além disso, ele coordena a Comissão de Pesquisa e Casos de Uso do Projeto 5G Brasil, hospedado pela Telebrasil e ainda é o coordenador técnico do Projeto 5G-RANGE, fomentado pela RNP e União Européia.

[[{"fid":"29027","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"style":"width: 100px; height: 101px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"},"link_text":null}]]Luiz da Silva (Trinity College Dublin)

Luiz da Silva o professor de Telecomunicações no Trinity College Dublin, onde também é pesquisador do CONNECT, um centro de telecomunicações financiado pela Science Foundation Ireland. Seu trabalho de pesquisa foca no gerenciamento de recursos distribuídos e adaptáveis em redes sem fio, em particular ao compartilhamento de recursos de rádio e a aplicação da teoria dos jogos a redes sem fio. Silva também participa de projetos de pesquisa financiados pela National Science Foundation, pela Science Foundation Ireland, e pela Comissão Européia através do programa Horizon 2020.