Equipamento inovador reforça cooperação da RNP com a Ancine

Categoria
- 10/01/2017

A parceria entre a RNP e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) encerrou 2016 com o desenvolvimento inovador de uma placa de captura para sinal de TV. O equipamento auxiliará à Ancine na formação de um acervo de obras audiovisuais publicitárias veiculadas nos canais de TV e, à RNP, em disponibilizar esse conteúdo para fins de ensino e pesquisa. No dia 5/12, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Presbiteriano Mackenzie, responsáveis pelo desenvolvimento do hardware, apresentaram o equipamento e o modelo de teste que será realizado este ano.

Essa cooperação começou em 2013 e permitiu o desenvolvimento da plataforma de Monitoramento da Programação do Serviço de Acesso Condicionado (MP-SeAC), que tem como objetivo capturar, processar, indexar e armazenar obras audiovisuais veiculadas na TV por assinatura. “De acordo com a Lei 12.485, os canais de espaço qualificado de TV por assinatura precisam oferecer, pelo menos, 3h30 semanais de conteúdo nacional. Essa plataforma permite à Ancine fiscalizar o cumprimento da lei e, se necessário, gerar provas com o material armazenado. Temos uma infraestrutura principal na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e uma de contingência no IDC da RNP, em Brasília”, destacou o gerente de Soluções da RNP, Christian Miziara.

A nova entrega permitirá ampliar o armazenamento das obras audiovisuais veiculadas na TV de uma forma mais eficiente. A RNP enviou uma carta convite para instituições de pesquisa que possuem conhecimento nesse tema. Entre as propostas recebidas, foi escolhida a da Unicamp/Mackenzie, devido, principalmente, a dois diferenciais: a utilização de uma técnica de codificação de vídeo mais moderna, que permite uma taxa de compressão 50% maior que a utilizada atualmente pela TV, o que possibilitaria uma economia de 50% em espaço de armazenamento mantendo a mesma qualidade; e o desenvolvimento de um hardware que permitirá a captação e decodificação de até oito canais de TV simultaneamente, o que viabilizará a implementação da plataforma em maior escala a custo mais baixo, mesmo em locais com limitação de espaço.

“Possivelmente o hardware seja o único no mundo com essa quantidade de receptores. O processo contou com equipes de alta capacidade, com experiência anterior no desenvolvimento de hardware para TV Digital, além de drivers e software de controle. As demais equipes participaram em algoritmos avançados de compressão de vídeos e desenvolvendo interfaces gráficas para controle do sistema. O projeto foi realizado em um prazo extremamente curto e contou com uma grande capacidade de cooperação e sinergia entre os pesquisadores”, explicou o pesquisador da Unicamp e presidente da Kasco P&D Tecnologia, Diogo Caetano. Ele ainda contou que esse projeto contribuiu para a produção de um relevante material científico – artigos, papers, dissertações – e participação em congressos em diversos países.

Como as programações das TVs são locais e específicas por cidade, o objetivo para este ano é realizar um piloto com a instalação desses equipamentos em cinco cidades, para fazer a captação local e transmissão via rede Ipê para armazenamento central, além de testar o modelo. Após a avaliação, a Ancine vai verificar a viabilidade técnica e financeira de ampliar para outras cidades. Outro objetivo de 2017 é conseguir a patente do hardware de gravação simultânea de oito canais, que pode ser usado para diversas aplicações. A equipe da GNN está responsável por esse processo.

“A RNP é um dos parceiros de maior relevância para a Ancine e nos ajudou a dar um grande salto institucional. As pesquisas realizadas de forma conjunta nos fizeram chegar a resultados tecnológicos de ponta para o trabalho de regulação e fiscalização, que nossa agência tem como função. O projeto MP-SeAC possibilitou um acompanhamento fino dos canais de TV por assinatura, por meio de um sistema muito melhor que os usados no mercado internacional. E, nessa nova fase, estamos muito entusiasmados com a possibilidade de atuação da Ancine com o novo protótipo de monitoramento para a TV aberta digital”, ressaltou o superintendente executivo da agência, Mauricio Hirata.

Legenda da foto: Placa permitirá a captação e decodificação de até oito canais de TV simultaneamente.