Encontro virtual marca a 100ª sessão do Grupo Especial de Telemedicina sobre Saúde da Criança e do Adolescente

Na próxima quinta-feira, 21/9, médicos pediatras e profissionais da saúde se reúnem das 11h às 12h30 para a centésima reunião do SIG Saúde da Criança e do Adolescente, um Grupo Especial de Interesse que reúne 38 instituições de saúde, em todas as regiões do país, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O tema desse encontro comemorativo é “Internet Segura para Crianças e Adolescentes”.

A sessão contará com palestrantes do projeto E.S.S.E. Mundo Digital, da Nethics, da Safernet, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Instituto Dimicuida. Durante o encontro, os participantes poderão discutir casos e propor iniciativas para orientar profissionais e os próprios pais para evitar riscos à saúde física e mental das crianças e adolescentes que podem decorrer do contato com a internet.

O SIG é coordenado por Evelyn Eisenstein, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Suzy Cavalcante, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e João Amaral, da Universidade Federal do Ceará (UFC). “A Rede Universitária de Telemedicina é uma experiência inédita que reúne desde grandes hospitais universitários até as instituições das regiões mais afastadas. Isso proporciona, por meio da tecnologia, a difusão do conhecimento para médicos, estudantes e técnicos de outras especialidades. É importante frisar que essa capacitação reflete muito positivamente na atuação desses profissionais em hospitais e na rede pública de saúde, prestando serviços gratuitos à população”, afirma a médica e professora Evelyn Eisenstein.

Esta não é a primeira vez que uma temática delicada é debatida no grupo. Ao longo desses dez anos, o SIG Saúde da Criança e do Adolescente desenvolveu um trabalho pioneiro, criando uma rede de colaboração para difusão de informações e discussões de casos clínicos por meio do mecanismo da teleconferência. Preocupados com o avanço do consumo de álcool por crianças e adolescentes, por exemplo, o SIG já produziu e divulgou, por meio da parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), um Manual de Orientação, voltado a profissionais que se deparam com casos de ingestão precoce de bebidas alcóolicas.

O evento será transmitido por video e webconferência pelo link webconf2.rnp.br/rutenutsufba.

Serviço: 100ª sessão do SIG Saúde da Criança e do Adolescente

Data: 21/9

Horário: das 11h às 12h30

Locais: salas de vídeoconferência das Unidades Rute

Bahia

Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos - UFBA

Ceará

Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC)

Rio de Janeiro

Hospital Pedro Ernesto – UERJ

Sobre a Rute

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A iniciativa apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. O programa atualmente contempla 130 unidades de telemedicina Rute inauguradas e em operação por todo o Brasil. A rede também possui cerca de 50 Grupos de Interesse Especial, compostos por profissionais de várias especialidades e subespecialidades da saúde.

A Rute dispõe da infraestrutura de alta capacidade do backbone nacional da RNP, a rede Ipê, e das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). Essa iniciativa complementa o esforço coordenado de prover uma infraestrutura fim a fim (nacional, metropolitana e institucional) adequada ao uso de aplicações avançadas de rede. Pelo link da RNP com a RedCLARA (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), as instituições participantes contam com a colaboração de redes parceiras na América Latina, Europa, Japão, Austrália, Estados Unidos, países membros dos BRICS  e países de língua portuguesa.