Encontro de equipes de segurança da RNP será realizado na capital paulista

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), irá promover, na próxima segunda-feira (29/1), o 12º Encontro de CSIRTs acadêmicos do Brasil (EnCSIRTs). O evento, que tem o objetivo de traçar ações colaborativas e aproximar grupos de segurança em universidades e de centros de pesquisa do país, será realizado no auditório da Editora Unesp, em São Paulo.

O EnCSIRTs é um evento que integra as equipes de respostas a incidentes de segurança da Rede Ipê, que atende a universidades federais e instituições de pesquisa e é operada pela RNP. A iniciativa é voltada para profissionais que atuam em CSIRTs ou que tenham o interesse em formar seu próprio grupo em uma instituição. “Será um espaço para reunir a comunidade de segurança da rede de ensino e pesquisa brasileira em um ambiente de colaboração, visando maior proatividade na capacidade de resposta de cada grupo”, ressalta o analista de segurança da RNP e coordenador executivo do encontro, Yuri Alexandro.

Este ano, o CAIS reforçou o convite a instituições da capital e interior paulista, na intenção de uma maior aproximação com a organização do encontro. Segundo Alexandro, há dezenas de grupos acadêmicos de resposta a incidentes de segurança que podem trocar informações e apoio técnico quando for necessário. “Estamos organizando para formar um fórum colaborativo, onde as instituições que possuem equipes de resposta poderão se associar e compartilhar experiências”, completa.

O encontro apresentará trabalhos desenvolvidos pelos Pontos de Presença (PoPs) da RNP e que contribuem para a promoção da cultura de segurança dentro das instituições. Um estudo de caso sobre autenticação de redes sem fio, realizado em Minas Gerais, além de dicas e boas práticas sobre firewall, são destaques da programação de palestras deste ano.

Campanha Anti-Spoofing

O encontro ainda servirá como oportunidade de lançamento da Campanha Técnica de Segurança da Informação da RNP em 2018, que terá como temática o método Anti-Spoofing, que busca implementar controles para melhorar a segurança das instituições conectadas a rede Ipê. O IP Spoofing ocorre quando um usuário malicioso falsifica as informações referentes à origem dos pacotes para obter acesso indevido, forjar informações ou prejudicar conexões confiáveis. “Desse modo, implementar ações que evitem o IP Spoofing e validem os pacotes de dados que chegam às redes, conforme os guias de boas práticas BCP38 e o BCP84, são iniciativas importantes que também serão trabalhadas junto aos grupos acadêmicos”, finaliza o analista de segurança.

Data: 29 de janeiro

Horário: 9h às 17h

Local: Editora Unesp - Praça da Sé, 108 - Sé, São Paulo | SP

Inscrições e programação: http://encsirts.rnp.br